Site icon Rádio Boa Nova

Município de Oliveira do Hospital vence prémio “Viver em Igualdade”

O Município de Oliveira do Hospital renovou, pela terceira edição consecutiva, o Prémio “Viver em Igualdade”, iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual.

A autarquia oliveirense foi distinguida pelo júri de seleção, composto por especialistas na área, na 7.ª edição deste galardão que reconhece as autarquias e entidades locais que promovam políticas públicas e boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.

José Francisco Rolo, Presidente do Município de Oliveira do Hospital, sublinha a satisfação e sentido de responsabilidade com que a autarquia integra, pela terceira vez consecutiva, um grupo restrito de entidades nacionais contempladas, até hoje, com esta tão honrosa distinção. Um prémio que “reafirma a posição de Oliveira do Hospital enquanto exemplo de cidadania ativa e um modelo de boas práticas em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva”, sustenta.

Para o autarca, o Prémio “Viver em Igualdade 2024-2025” constitui a revalidação do reconhecimento oficial da atuação da autarquia no âmbito das políticas promotoras da igualdade de género, da não violência e não discriminação; e do seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusão social. “Um caminho que não começou agora. Leva já mais de uma década de empenho, de trabalho e de ação em direção a uma sociedade mais igualitária, mais justa, mais inclusiva e desenvolvida.”, recorda José Francisco Rolo.

Com um percurso iniciado em 2010, o Município de Oliveira do Hospital tem vindo a colocar estas matérias no centro da agenda pública, apostando na promoção da igualdade e dignidade nas relações, no combate e denúncia da violência doméstica e apoio na proteção das vítimas. Um trabalho que também se fez muito de sensibilização sempre no espaço público, acessível a todos, e com particular enfoque na formação e educação junto do público em idade escolar.

“Somos um município onde se cultiva a esperança, a melhoria da qualidade de vida. Somos um concelho inclusivo, onde a igualdade de género é manifestação de bem estar social”, acrescenta o presidente José Francisco Rolo.

O galardão foi entregue – em cerimónia pública em Vila de Rei, no dia 24 de outubro, data em que se assinala a nível nacional o Dia Municipal para a Igualdade – em mãos à vereadora Graça Brito, com o pelouro da Solidariedade e Ação Social, acompanhada por Ana Rodrigues, coordenadora da Equipa Igualdade Local Cidadania Responsável. A vereadora lembrou o percurso de 14 anos da autarquia nesta área e deixou a garantia que Oliveira do Hospital continuará o seu trabalho nesta missão que muito orgulha o Município.

O Município de Oliveira do Hospital foi distinguido com o Prémio “Viver em Igualdade” pela primeira vez no biénio 2020-2021, posteriormente em 2022-2023, renovando agora pela terceira vez consecutiva este galardão que muito honra a autarquia, podendo ostentar no biénio 2024-2025 o respetivo certificado de mérito onde se atesta que o Município referido é reconhecido como um dos melhores locais para viver em igualdade.

Exit mobile version