O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à substituição de diversos ecopontos de superfície por novos contentores subterrâneos – as chamadas ilhas ecológicas –…
… que contribuirão assim para ampliar a recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) valorizáveis, iniciada em 2011, dentro da cidade e noutras zonas do concelho.
Ao todo serão colocadas no concelho 20 ilhas ecológicas, complementadas com 20 novos contentores subterrâneos para RSU indiferenciados e ainda mais 63 ecopontos de superfície, tendo em vista a criação de novos pontos de recolha de RSU valorizáveis (papel-cartão, vidro e embalagens).
Esta intervenção, que visa proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, representa um investimento de sensivelmente 400 mil euros financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), no âmbito de uma candidatura apresentada conjuntamente pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Associação de Município da Região Planalto Beirão.
As ilhas ecológicas são contentores de resíduos urbanos, recicláveis e também indiferenciados, enterrados no solo.
Com mais capacidade do que os tradicionais contentores ou ecopontos de lixo normais, funcionam melhor do ponto de vista estético e vão permitir aumentar a capacidade de recolha de resíduos sólidos urbanos.
Têm também a importante vantagem de serem equipamentos mais higiénicos, uma vez que impedem a libertação de odores e a entrada de animais e, também, mais funcionais ao nível da recolha de lixo.
Estes equipamentos têm ainda um período de vida útil mais longo do que o dos contentores tradicionais, exigindo como tal uma menor manutenção.