O Município de Oliveira do Hospital obteve, na edição de 2017, uma pontuação de 71 por cento, no concurso ECOXXI, tendo vindo a melhorar os resultados de edição para edição, alcançando nesta última o melhor resultado neste programa.
Este facto vai permitir ao Município hastear novamente a Bandeira Verde ECO XXI, que distingue boas práticas de sustentabilidade, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: “Educação no sentido da sustentabilidade” e “Qualidade ambiental”.
O Programa ECO XXI é composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, e pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.
José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com responsabilidade na área do ambiente, destaca o percurso de crescimento no âmbito do programa, aumentando a pontuação conseguida em cada ano. “Em 2015 começámos com 59 por cento, em 2016 aumentámos para 67 por cento, em 2017 chegámos aos 71 por cento e ainda temos margem de progressão em 2018”, referiu em reunião do executivo. “Oliveira do Hospital teve um excelente desempenho”, verificou o responsável a propósito de um resultado que “reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município na afirmação de Oliveira do Hospital como um concelho sustentável e com qualidade de vida”.
O Município de Oliveira do Hospital marcará presença na cerimónia de entrega dos prémios ECO XXI 2017, esta quinta feira, às 14h30, no Centro de Congressos do Estoril, no âmbito do festival Greenfest.