Site icon Rádio Boa Nova

Município de Oliveira do Hospital promove empreendedorismo junto da população

O projeto “Região de Coimbra Empreende+”, de promoção do empreendedorismo qualificado e criativo, foi apresentado ontem em Oliveira do Hospital num encontro no Salão Nobre da Câmara Municipal, com a participação de estudantes e empresários do concelho.

O programa “Região de Coimbra Empreende+” resulta de uma parceria entre a CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes e foi criado para “estimular o Empreendedorismo Qualificado e Criativo de âmbito regional”.

Dirigido a um público-alvo diversificado tem como objetivo “a criação de trinta novas empresas em toda a região. A nível concelhio, conta com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital enquanto agente local de apoio a empreendedores”.

De acordo com comunicado enviado à Rádio Boa Nova, “perante mais de meia centena de participantes, jovens estudantes do ensino complementar, técnico e superior, formandos do curso de Empreendedorismo do IEFP, jovens licenciados e empresários, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, reiterou o foco do município em apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio, como elemento facilitador e dinamizador de processos”.

“Retomar este projeto, parado por força da pandemia, é dar um passo para que as pessoas possam finalizar as suas ideias com instrumentos de apoio. Temos aqui uma janela de oportunidade para avançar”.

José Francisco Rolo relembrou o exemplo de Jorge Gouveia, premiado na edição de 2011 do programa “Empreender+ Oliveira do Hospital – Concurso Municipal de Ideias de Negócio”, e interveniente na apresentação, para relembrar quando o empresário oliveirense, proprietário da empresa Go-Star “apresentou a ideia que hoje se vê materializada num negócio e que se transformou numa marca e numa imagem do concelho”.

O autarca, de entre outras ideias que geraram sucesso, como a cerveja artesanal Rapada e a empresa Enging, deu o exemplo da marca DoCereal – Sementes Caramelizadas criada por Rui Figueiredo e Ruben Gonçalves. Um negócio que nasceu em Oliveira do Hospital e atualmente de âmbito nacional.

“Exemplos de pessoas comuns, com ideias, receios e angústias, mas que um dia apostaram com confiança. E quando há uma estrutura que apoia, essas ideias acontecem e nascem as empresas”.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Nuno Oliveira, é a capacidade “natura, proativa e empreendedora dos oliveirenses que tem dimensionado e potencializado muitos negócios a patamares de reconhecimento e de sucesso”.

Nuno Oliveira defendeu na sessão que “mais do que tudo devemos acreditar em nós. Termos ideias é sermos criativos e imaginativos. É irmos ao encontro da inovação e da demarcação”, uma vez que esta é uma postura “fundamental para fazer a diferença na implementação de qualquer negócio”.

Exit mobile version