Site icon Rádio Boa Nova

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.

Ao longo de cinco dias, a Feira do Livro de Oliveira do Hospital oferece um programa diversificado, com várias atividades que complementam a oferta das livrarias e papelarias aderentes – Anita Papelaria, Copiarte, Livraria Pérola e Meio Mundo – e das bancas das Bibliotecas Públicas Municipais com as edições de chancela do Município, e da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. Como é marca da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, cada um dos dias é dedicado a um público ou tema específico, proporcionando-se atividades direcionadas para que toda a população visite e usufrua da programação e oferta cultural. A realização deste evento representa também um incentivo às compras no comércio local sendo que as livrarias e papelarias presentes irão praticar um aliciante desconto de 15% durante a feira.

No sábado, após a abertura oficial da Feira, às 16H00, acontecerá a apresentação do livro “O Homem que não tinha idade” do conhecido jornalista Fernando Correia. Ainda nesse dia, às 21H00, também o autor Hélder da Conceição Rodrigues estará no certame para apresentar o seu livro “Coimbra, Cidade Universitária da Lusofonia: crónicas de afeto com pessoas dentro”, seguindo-se um momento musical com o Grupo de Cantares da Universidade Sénior.

No segundo dia, dedicado à Literatura Oral e Tradicional, a manhã oferece duas propostas – uma Caminhada com Livros e uma Oficina de Jogos de Tabuleiro – aos visitantes que poderão degustar pelo meio dia, uma Sopa de Letras. Na tarde de domingo, em que haverá rastreio de saúde, destaque para o encontro de escritores/autores concelhios, durante o qual estarão em destaque, entre outros, Viriato Gouveia com o livro “Ao correr da lançadeira”, Vasco Figueiras autor de “Vila de Seixo da Beira” e padre Paulo Silvestre com a obra “Diálogos de um pastor da serra”. Será também feita a apresentação do blogue dos autores concelhios, e um espaço musical “Memória Sonora da Nossa Terra”, a partir das 15H00. Ao início da noite, o evento acolhe a apresentação do livro “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” do padre António Loureiro.

O dia 30 de maio será dedicado às Instituições com Valência de Idosos, cujos utentes irão visitar a feira podendo assistir à apresentação do livro do dia, “Assim rezava o Povo de Terra Chã”, edição da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. A animação será uma constante estando preparadas atividades como “Leitores em Movimento” com a colaboração do pelouro do Desporto, e um “Chá com avós e netos”. A iniciativa “Livros com Música: as palavras tocam-nos”, do AEOH, ocupará a noite de segunda-feira.

Como vem sendo habitual, os alunos do 1.º Ciclo irão visitar a Feira do Livro num dia (31 de maio) em que a programação é dedicada a esta faixa etária. Dessa forma, o livro do dia será “Roberto das Neves” cuja apresentação contará com a presença do autor Inácio Nuno Pignatelli e da ilustradora Manuela Bacelar. A equipa das Bibliotecas Públicas fará a dramatização do conto “Era uma vez” e haverá ainda a atividade “Leitores em Movimento”. Destaque também para o projeto de sensibilização ambiental, “Deixa a tua Marca”, no Parque do Mandanelho; para a oficina de Origami (17H30); e para o Concurso de Leitura em Voz Alta” promovido pelas Bibliotecas Escolares (20H30).

No Dia da Criança, 1 de junho, a programação é dedicada ao Pré-Escolar. “O Binóculo Misterioso” é o livro do dia, com apresentação das autoras Ana Rita Gonçalves, Rita Campos e Sandra Santos e da ilustradora Marisa Quintino. As atividades de dramatização e de caráter desportivo e ambiental são novamente promovidas neste último dia do evento em que se destaca a dramatização da peça “Kamishibai” pela Santa Casa de Misericórdia de Galizes (17h30) bem como a realização do já conhecido mercadinho “Feira das Regiões” pelos vários jardins de infância do concelho. O sarau cultural com o “Festival Infantil da Canção”, com as IPSS do concelho; e a entrega dos certificados “Heróis da Fruta” às turmas participantes encerrarão a Feira do Livro 2016. De referir que nestes dois últimos dias do certame haverá uma programação especial comemorativa do Dia da Criança, com insufláveis, pipocas e muita animação a pensar nos mais novos.

Na organização da Feira do Livro, o município conta com a parceria da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, as Bibliotecas Públicas Municipais, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), a EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital e IPSS do concelho.

Exit mobile version