Site icon Rádio Boa Nova

Município de Oliveira do Hospital lança obras com volume de investimento superior a 5 milhões de euros

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Pacto de Coesão da CIM do Centro 2020, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou, este ano,…

… um conjunto de obras públicas no concelho que representam “um investimento superior a 2,5 milhões de euros, estimando-se que no final de 2016 esse montante ultrapasse os 5 milhões de euros”.

Em nota de imprensa enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia dá conta da adjudicação da requalificação e beneficiação da Av. Dr. Carlos Campos, pelo valor de 366.153, 44 Euros e que “entrará brevemente em obra”.

“Também adjudicadas encontram-se as empreitadas para a requalificação da zona envolvente de dois monumentos nacionais, como são o caso da Igreja de São Pedro de Lourosa, num investimento de 267.548,60 euros, bem como a intervenção destinada à requalificação e refuncionalização da designada Casa Amarela, tendo em vista a sua transformação num centro de investigação e promoção da cidade romana da Bobadela, envolvendo um investimento de 294.899,66 euros. Na antiga cidade romana, está também em fase de concurso público a “Musealização do Centro de Acolhimento e Interpretação”, orçado em cerca de 160 mil euros”, lê-se no comunicadi.

Na área da saúde, o executivo camarário aprovou “a adjudicação da remodelação da Unidade de Saúde de Ervedal da Beira, pelo valor de 294.226,38 euros”. Nesta freguesia, o município destaca também as obras de requalificação da Avenida Nova, que estão em curso e que “importam num custo de 101.103,30 euros”.

“A beneficiação do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, com o objetivo de transformar aquele emblemático edifício num espaço cultural, também foi adjudicada, pelo valor de 209.769,62 euros e, à semelhança das outras empreitadas, entrará brevemente em execução”, acrescenta.

Ao nível da rede viária municipal, o município destaca “as obras de beneficiação e repavimentação da estrada municipal entre Lajeosa e Lagos da Beira, num investimento que ronda os 112 mil euros, e em fase de conclusão”. “Com contrato assinado, no valor de 253.029,42 euros, está também agora a EM 510, a via de ligação entre Senhor das Almas e Nogueira do Cravo”, refere.

Para além deste conjunto de obras com grande volume de investimento, a Câmara Municipal tem também em fase de projeto, no âmbito do PEDU, “a requalificação das ruas Virgílio Ferreira e Alexandre Herculano, bem como a pavimentação e criação de parques de estacionamento na zona entre a central de camionagem, num terreno que se encontra atualmente em terra batida, e a rotunda Comandante Manuel Gouveia Serra, na cidade de Oliveira do Hospital, valorizando-se assim toda a zona envolvente ao principal pulmão verde da cidade: o parque do Mandanelho”

Com os projetos em fase de conclusão está igualmente “a empreitada de requalificação e ampliação da Casa da Cultura César Oliveira, que englobará a construção de um auditório com capacidade para 300 pessoas nas instalações do antigo colégio Brás Garcia de Mascarenhas. Trata-se de um investimento, também financiado pelo PEDU, de cerca de 1,5 milhões de euros.”

Exit mobile version