Site icon Rádio Boa Nova

Município de Oliveira do Hospital investe em 16 ilhas ecológicas para “ambiente urbano mais qualificado”

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à instalação de 16 ilhas ecológicas em várias freguesias, com um investimento de 433 754 euros “num ambiente urbano mais qualificado e em qualidade de vida dos cidadãos”.

A cerimónia de assinatura do auto de consignação da “empreitada” relativa à instalação destes novos equipamentos, a efetuar pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, no âmbito de um projeto aprovado pelo POSEUR, decorreu ontem de manhã no Salão Nobre dos Paços do Município.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, “trata-se de um investimento de quase meio milhão de euros para instalação de novos equipamentos de recolha seletiva mas também indiferenciada”.

“Queremos criar um melhor ambiente urbano, alargar o raio de instalação e proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos do concelho de Oliveira do Hospital”, afirmou o vice-presidente na cerimónia.

Também Mário Loureiro, presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, fez questão de evidenciar os “benefícios ambientais e paisagísticos” resultantes da implementação deste novo projeto.

“Nestes 16 grupos que vão ser instalados, temos 12 baterias que vão ter quatro contentores. Três para recolha seletiva e um para recolha indiferenciada”, explicou o responsável.

O investimento, para além de se destinar a equipamentos de recolha, também incide “em equipamentos de viaturas, na modernização das centrais de triagem e todo o equipamento inerente ao tratamento dos resíduos”.

Na ocasião, Mário Loureiro referiu que os prazos de recolha também vão ser reduzidos. “Temos 14 viaturas que vão estar neste novo sistema”, afirmou, adiantando que “os novos equipamentos estarão em funcionamento no primeiro trimestre e alguns no início do segundo trimestre de 2019”.

Segundo o presidente Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, o projeto visa “proporcionar mais qualidade, cumprir metas ambientais, promover a rentabilidade e transformar os resíduos cada vez mais numa oportunidade e não num custo, de forma a contribuir para um ambiente mais saudável que todos desejam para os seus territórios”.

Na cerimónia de assinatura do auto de consignação estiveram também presentes Hélder Barbosa, representante da SOTCOM, empresa envolvida no projeto, José Luís Portela, secretário executivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e Nuno Ribeiro, vereador da Juventude do Município oliveirense, uma vez que vão ser realizadas ações de sensibilização junto dos jovens do concelho.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Exit mobile version