Site icon Rádio Boa Nova

Município de Oliveira do Hospital fechou ano de 2016 com saldo positivo de 666 mil Euros

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital encerrou o ano de 2016 com um saldo positivo de 666 mil Euros, resultado de uma receita de cerca de 15 milhões e 458 mil Euros …

… e uma despesa total de 13 milhões e 465 mil Euros. O relatório de contas foi aprovado, esta manhã, em reunião do executivo oliveirense.

Na hora de apresentar contas, o presidente do Município oliveirense destacou o “saldo positivo” resultante de uma receita e despesa de 2016 e que é reflexo do “princípio da sustentabilidade de não se gastar mais do que se tem”.

Esta são contas do exercício municipal de 2016 e que já contemplam despesas com amortização de empréstimos, Fundo de Apoio Municipal e devolução de 335 mil Euros à Associação Virgílio Hall.

O saldo positivo de 666 mil Euros junta-se ao valor igualmente positivo apurado no exercício de 2015, na ordem de 1,3 milhões de Euros e que perfaz um resultado positivo de “quase dois milhões de Euros”.


Na apresentação das contas, José Carlos Alexandrino não deixa de verificar que o último ano ficou marcado pela redução nas transferências de capital, decorrentes do fecho do quadro comunitário e do corte de transferências por parte do governo PSD. Situação que colocou as receitas de transferências de capital para o município oliveirense comparáveis ao ano de 1990. “É um retrocesso brutal”, referiu o autarca, notando ainda a redução na receita de IMI na ordem dos 200 mil Euros devido a isenções no pagamento daquele imposto.

Na análise à dívida, em termos brutos, Alexandrino nota que a mesma é de 2,9 milhões de Euros.

As contas relativas aos exercício municipal de 2016 foram aprovadas com a abstenção do vereador do PSD, João Brito, alegando não ter tido tempo para analisar os documentos.

Exit mobile version