Devido a “algumas interpretações erradas” nas redes sociais sobre o número de casos ativos de Covid-19 no concelho de Oliveira do Hospital e que “diverge dos que são divulgados “ na página de facebook do Município, a autarquia presidida por José Carlos Alexandrino informa que “de acordo com o último ponto de situação, de 17 de Novembro, o Município de Oliveira do Hospital contava com 27 casos ativos, 64 doentes recuperados e três óbitos”
Em jeito de esclarecimento, o Município avança que “no último Relatório de Situação da Direção Geral da Saúde com a Distribuição Geográfica dos Casos Confirmados, que foi publicado no dia 16 de novembro e divulgado por diversos órgãos de comunicação social, o Município de Oliveira do Hospital aparece com uma “Incidência Cumulativa a 14 dias” de 145 casos, facto que deu origem a interpretações que não correspondem à realidade”.
Segundo a autarquia as “incidências cumulativas” são expressas em número de casos por 100 000 habitantes e os dados divulgados pela DGS correspondem ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise quinzenal da lista dos concelhos com risco elevado e a população residente estimada, por concelho, a 31 de dezembro de 2019, pelo Instituto Nacional de Estatística.
O Município de Oliveira do Hospital conclui que “não tem, nem nunca teve 145 casos de Covid-19 ativos, sublinhando-se novamente que esse número diz respeito à chamada “Incidência Cumulativa”.
Esclarece-se ainda que “para se entrar na lista dos concelhos com risco elevado – face à metodologia definida pelo Governo de Portugal – é necessário uma taxa de notificação acumulada a 14 dias superior ou igual a 240 casos por 100.000 habitantes”
Refira-se que, tal como recomendado pela Administração Regional de Saúde do Centro em reunião da Comissão Distrital da Proteção Civil Distrital, os dados concelhios relativos à Covid-19, no distrito de Coimbra, passarão a ser fornecidos às autarquias duas vezes por semana: às terças e sextas-feiras.
Por isso, os pontos de situação do Município de Oliveira do Hospital sobre a evolução da situação epidemiológica no concelho passarão a ser efetuados na página de facebook da autarquia e noutros canais de comunicação às terças e sextas-feiras.
“Tenha comportamentos responsáveis. Redobre os cuidados. Respeite as medidas de prevenção da Covid-19, como o uso da máscara, a higienização das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento físico. Evite os ajuntamentos. Proteja-se. Cuide de si, cuide de todos!”, recomenda o Município oliveirense.