A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de receber a Bandeira da Ética e vê, assim, reconhecido e certificado o seu trabalho na promoção dos valores éticos através do desporto.
O galardão é atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e foi entregue durante a realização da Conferência Desporto em Debate, no dia 29 de abril, pela mão de José Carlos Lima, coordenador do PNED.
“É o reconhecimento dos esforços realizados pela autarquia na promoção de valores nas diversas atividades que realiza bem como através das parcerias com clubes desportivos e outras entidades, encarando o desporto como uma ferramenta de desenvolvimento humano e um espaço privilegiado para a transmissão de valores éticos”, refere o Município em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.
Na mesma altura foi também entregue ao Município de Oliveira do Hospital o Cartão Branco, um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. A adesão a este instrumento dá ao Município a possibilidade de o aplicar nos eventos desportivos, competições e iniciativas que dinamiza, ao mesmo tempo que informa e sensibiliza os vários agentes desportivos para a sua aplicação, promovendo a Ética Desportiva.
O vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, congratula-se pela atribuição da Bandeira da Ética e do Cartão Branco ao Município e sublinha que tem sido um desígnio da autarquia a promoção da ética desportiva no concelho, assente no lema “mOHve-te por valores”. Também, por isso, foi criado um Programa de Apoio à Promoção da Ética no Desporto assente em quatro eixos de ação essenciais: promoção da ética desportiva nas associações desportivas concelhias; dinamização de campanha de promoção desta temática; promoção da ética desportiva nas escolas; e por fim a formalização da declaração de parceria concretizando vários objetivos com as associações/clubes que se assumam como parceiros do Município de Oliveira do Hospital.
Os dois reconhecimentos foram entregues durante a conferência Desporto em Debate dedicada ao tema “Desporto: Ética e Bem-Estar” e que contou com um painel de especialistas constituído por: Jorge Silvério, psicólogo da Seleção Nacional de Futsal, com a intervenção “Mente sã em corpo são”; José Carlos Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, que abordou “Ética no desporto – o papel dos pais”; e por fim o ex-árbitro internacional de futebol, Duarte Gomes que é também embaixador da Ética Desportiva e comentador desportivo, que propôs uma reflexão sobre “A Ética e os diferentes agentes desportivos”.
A iniciativa – que teve casa cheia e foi transmitida online, encontrando-se acessível na página de facebook da autarquia – foi o momento escolhido para Oliveira do Hospital, um “Município Amigo do Desporto”, fazer um reconhecimento público aos diversos agentes desportivos que se destacaram na época 2020-2021, entregando os Votos de Reconhecimento Municipal atribuídos pelo executivo autárquico.
Foram homenageados: José Carlos Pinto – Atletismo – Campeão de Portugal 800m Pista Coberta; Campeão Nacional de Atletismo por equipas – SL Benfica (Fev e Julho 2021); Fernando Vicente – Campeão Distrital de Atletismo Sub-20, nas especialidades de Salto em Comprimento e 100m, e Campeão Distrital Atleta Completo – Triatlo 2 (Sub18), em representação do Grupo Recreativo Eirense (maio e junho 2021); Luís Marques – Campeão Regional de Singulares Masculinos, no Campeonato Regional de Veteranos + 45 da Associação de Ténis de Coimbra, em representação das equipas masculinas do TC Choupal/ Clube de Ténis de Oliveira do Hospital (maio de 2021); Futebol Clube de Oliveira do Hospital por ter conquistado a Subida à Liga 3 de Futebol, em resultado da sua classificação no Campeonato de Portugal 2020/2021 (maio 2021); Rafael Gomes – Campeão Nacional de Triatlo no escalão M-35, conquistando o 1º lugar do seu escalão, ficando na 4ª posição da classificação geral do Iron Man (13 junho 2021); Luís Cruz – Campeão Regional – Escalão M30, na modalidade de BTT, no Campeonato Regional de XCO (junho 2021); A.D. Nogueirense – Sub 21 – por ter vencido o Torneio Distrital de Sub-21, na modalidade de Futebol de 11, organizado pela Associação de Futebol de Coimbra; F.C. Oliveira do Hospital – Juniores – por ter vencido o Torneio Distrital de Juniores, na modalidade de Futebol de 11, organizado pela Associação de Futebol de Coimbra.
Foram ainda entregues duas menções honrosas ao atleta Roberto Carvalho que viu ser-lhe mostrado o Cartão Branco pelo árbitro numa partida de futebol; e ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital por ser o primeiro clube do concelho certificado com a Bandeira da Ética.