O Município de Oliveira do Hospital, através das Bibliotecas Públicas Municipais, assinala o Dia Internacional da Literacia que se comemora esta quinta-feira, dia 8 de setembro, com a promoção da iniciativa “Ler em qualquer lugar…sempre”.
De 8 a 30 de setembro, a autarquia desafia os oliveirenses, de todas as idades, a enviarem uma fotografia a ler em qualquer local do município e em troca receberão de oferta um livro de um dos autores concelhios.
A iniciativa vai ao encontro daquele que é o grande objetivo do Dia Internacional da Literacia, salientar a importância da literacia para todos – indivíduos, comunidades e sociedades – centrando as atenções mundiais na aprendizagem da alfabetização, na aprendizagem ao longo da vida, com foco principal nas crianças, jovens e nos adultos.
Para participar no desafio proposto “Ler em qualquer lugar…sempre”, os leitores devem enviar a fotografia para os e-mails das Bibliotecas – biblioteca.oliveira@cm-oliveiradohospital.pt ou biblioteca.lagares@cm-oliveiradohospital.pt – ou através de mensagem na página de Facebook das bibliotecas – Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital – BMOH e BLLB | Facebook. Após o envio, as fotografias serão publicadas nas redes sociais oficiais das Bibliotecas e do Município de Oliveira do Hospital. Posteriormente, os participantes podem levantar o seu livro na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital ou na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira.
O Dia Internacional da Literacia é celebrado anualmente a 8 de setembro, desde 1967, após ter sido inicialmente proclamado pela Unesco em 1966. Por todo o mundo, é sublinhado o papel que esta competência desempenha na realização dos direitos humanos e na instauração de uma sociedade mais sustentável e igualitária.
Em 2022 o tema é “Transformar os espaços de aprendizagem da literacia”, procurando sensibilizar para a importância dos espaços de aprendizagem da alfabetização para construir resiliência e assegurar uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva para todos. Recorde-se que o acesso à educação continua hoje a não ser igual para todos, verificando-se dificuldades no acesso, especialmente por parte de raparigas, em determinados países. O Dia Internacional da Literacia foi proclamado através da Resolução 73/145 adotada na Assembleia Geral da ONU de 17 de Dezembro de 2018.