O Município de Oliveira do Hospital criou uma conta solidária de apoio às vítimas do forte incêndio que afetou o concelho. Vamos todos ajudar através do IBAN: PT50 0035 0567 00026953430 37.
A medida decorre dos elevados prejuízos resultantes do forte incêndio que se abateu sobre o concelho e que devastou 96 por cento da sua área florestal. Há a registar oito vítimas mortais e vários feridos. O incêndio destruiu 200 habitações, sendo que 100 eram de primeira habitação. Cerca de uma centena famílias ficou desalojada, tendo a maioria sido acolhidas por familiares. O Município de Oliveira do Hospital está a proceder ao realojamento das restantes famílias.
O incêndio dizimou explorações agrícolas e causou a morte de cerca de três mil animais.
O incêndio, que varreu o concelho de norte a sul, também causou elevados estragos às portas da cidade, com várias casas ardidas e unidades industriais devastadas. Os primeiros números apontam para perto de 500 desempregados a esta altura no concelho.
As escolas mantêm-se encerradas por não estarem reunidas as condições para o seu funcionamento, nomeadamente ao nível de abastecimento de água e eletricidade. A direção do Agrupamento de Escolas espera que as aulas possam ser retomadas amanhã, quinta-feira.
O concelho de Oliveira do Hospital decretou três dias de luto municipal. Ontem, o primeiro Ministro António Costa visitou o concelho e reuniu com o presidente da Câmara Municipal. Ao final da tarde, Marcelo Rebelo de Sousa também visitou o concelho e fez uma comunicação ao país .