A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já transferiu a totalidade da verba constante dos protocolos de apoio às freguesias, no valor global de 255 mil euros, destinados a investimentos de capital, integrados na estratégia de descentralização de meios e competências para as freguesias do concelho, foi hoje anunciado.
“Recorde-se que o Município de Oliveira do Hospital já tinha transferido um apoio financeiro, no valor global de 160 mil euros às freguesias, no quadro da promoção e salvaguarda articulada dos interesses próprios das populações, integrado na verba global de 700 mil euros que o Município atribui anualmente”, refere comunicado da autarquia.
Segundo é avançado, estes apoios financeiros fazem parte do pacto de coesão territorial, assente na transferência e na descentralização de competências, que confere maior autonomia financeira e de gestão, reforçando também a capacidade de decisão dos executivos das Juntas de Freguesia.
Estes apoios são integralmente geridos por cada uma das freguesias, que veem assim reforçada a capacidade financeira para a realização de obras e atividades que possam melhorar a qualidade de vida das suas populações.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, refere que o Município continua, assim, “a assumir o compromisso de valorização do trabalho desenvolvido pelas Juntas e Uniões de Freguesias, sempre em estreita colaboração com as pessoas”, e que “vai permitir que as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho possam desenvolver um melhor trabalho ao serviço das suas populações”.
Este modelo de proximidade, diálogo e trabalho conjunto da Câmara Municipal com todas as freguesias do concelho de Oliveira do Hospital será reforçado até ao final do presente mandato, garantindo que continuará a ser “um bom exemplo” de relacionamento entre autarquias e freguesias, tal como foi avaliado pela ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias.