Site icon Rádio Boa Nova

Município de Oliveira do Hospital aposta na colocação de desfibrilhadores nos espaços municipais

Foram colocados, esta semana, dois dispositivos no âmbito do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) que o Município de Oliveira do Hospital decidiu implementar localmente.

Os dois dispositivos, licenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), foram instalados no Pavilhão Desportivo Municipal e nas Piscinas Municipais que ficam a partir de agora dotados com estes importantes equipamentos, sendo que também o Estádio Municipal de Oliveira do Hospital já dispõe do desfibrilhador, por iniciativa do Futebol Clube de Oliveira do Hospital, clube que utiliza aquele equipamento desportivo.

Recorde-se que no âmbito da implementação deste programa, e para uma utilização correta dos equipamentos, a autarquia promoveu ações de formação em Suporte Básico de Vida dirigidas a doze funcionários da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de forma a adquirirem o conhecimento e as competências necessárias para o auxílio a pessoas em paragem cardiorrespiratória com recurso a um DAE.

A implementação deste programa, um investimento do Município de Oliveira do Hospital na proteção e segurança das pessoas, contribuirá para salvar vidas e para criar condições que reforcem a cadeia de sobrevivência. A autarquia, no âmbito da sua responsabilidade social, pretende ter equipamentos e recursos humanos habilitados, reconhecendo a importância da utilização destes equipamentos no aumento significativo da probabilidade de sobrevivência das vítimas de fibrilhação ventricular, com uma maior proximidade e rapidez na resposta às vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Como refere o vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, a autarquia de Oliveira do Hospital, atenta à proteção e segurança dos cidadãos, assume um papel central na promoção da saúde da comunidade, posicionando-se como entidade parceira do INEM no compromisso de salvar vidas. A dotação destes equipamentos municipais, de acesso público, com os desfibrilhadores é mais um passo neste desígnio, na expetativa de que a sua utilização nunca venha a ser necessária, como nota o vereador Nuno Ribeiro.

Exit mobile version