Site icon Rádio Boa Nova

Município de Oliveira do Hospital apoia criadores de ovinos com alimentação

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, reuniu ontem à tarde, dia 22 de agosto, nas instalações da ANCOSE, com os criadores de ovinos do concelho para anunciar as medidas de apoio do município e do Governo ao setor.

“Não podemos ficar indiferentes às dificuldades com que os nossos pastores se estão a debater em consequência da guerra na Ucrânia e da situação de seca severa ou extrema em que o país se encontra e, muitos deles, agora também com problemas provocados pelos incêndios”, frisou José Francisco Rolo.

Sublinhando que “estamos a viver uma das piores situações do último século”, o autarca avançou que face à escassez de água e de alimentação para os animais, em consequência da falta de pastos, as explorações de ovelhas da raça Serra da Estrela, por exemplo, têm vindo a registar grandes quebras ao nível da produção de leite, o que pode “implicar graves consequências ao nível da produção de Queijo Serra da Estrela”.

“Já comprámos alimentação, que estará disponível ainda esta semana, numa parceria com a ANCOSE, para ajudar os criadores de ovinos a alimentarem os seus animais e a ultrapassarem, assim, esta fase difícil”, afirmou, adiantando que em causa “está um apoio que vai ser concedido a cerca de três mil ovinos da raça Serra da Estrela de 30 criadores com os animais inscritos no livro genealógico, contribuindo assim para a preservação do queijo Serra da Estrela”.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia garante que estes apoios, ao nível do fornecimento de alimentação, “contemplarão ainda mais de três mil ovinos de 40 criadores que não aderiram ao livro genealógico”.

O Município destaca, ainda, o facto de o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, ter visto “satisfeita a solicitação que recentemente, e em articulação com a ANCOSE, dirigiu à Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, no sentido de serem lançadas medidas de apoio excecionais para os pastores que estão na base da produção do Queijo Serra da Estrela e de outros Produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP)”.

“Não posso deixar de registar a forma célere como a Ministra da Agricultura e da Alimentação percebeu as nossas preocupações e respondeu ao nosso apelo, lançando rapidamente um conjunto de medidas com apoios extraordinários aos criadores de ovinos. O que precisamos é de soluções e, na verdade, estamos confiantes de que o Ministério da Agricultura e da Alimentação não deixará de dar respostas para apoiar sempre um setor de importância altamente estratégica para este município e para toda a região demarcada. Estamos a falar de criadores de ovinos que em simultâneo com os graves prejuízos que a seca está a provocar nas suas explorações, debatem-se ainda com a escalada de preços de matérias-primas, os incêndios, e a inflação que atinge outros fatores inerentes à produção num setor tradicional de atividade que todos temos de preservar, refere o autarca”, afirmou na ocasião.

Relativamente ao setor da apicultura, igualmente a atravessar um período muito difícil, o presidente da Câmara Municipal “tem estado em contacto com representantes dos apicultores e brevemente serão anunciadas medidas de apoio”. Entretanto, o Município de Oliveira do Hospital “já se disponibilizou para prestar ajuda aos ovinicultores e a todos os agricultores na apresentação de candidaturas aos apoios extraordinários lançados pelo Ministério da agricultura”.

Exit mobile version