A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aliou-se ao Conselho Municipal da Juventude com o objetivo “de continuar a alertar os jovens para a importância do combate à propagação da pandemia da Covid-19”, adianta em comunicado.
“Pela máscara eu dou a cara” é o lema da campanha de sensibilização que vai decorrer nas redes sociais, apelando à utilização massiva da máscara e também à adoção de comportamentos preventivos da Covid-19, como o distanciamento social, a lavagem frequente das mãos e a etiqueta respiratória, por exemplo.
A campanha, que se inicia esta terça-feira, dia 4 de agosto, prolonga-se até ao próximo dia 12, assinalando assim, de forma pedagógica e responsável, o Dia Internacional da Juventude que se comemora naquela data.
A iniciativa conta com a participação das Associações Juvenis que fazem parte do Conselho Municipal da Juventude e que quiseram “contribuir com a sua imagem para a criação de material gráfico, tendo como objetivo informar a comunidade jovem sobre a necessidade de cumprir com as regras básicas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde para travar o vírus da Covid-19”.
“Nesta campanha, os jovens disponibilizaram-se a dar a cara, demonstrando a importância que pequenos gestos podem ter no combate a esta crise sanitária”, informa o Município.
(Atualização: 4 de agosto; 12h49)
À Rádio Boa Nova, Nuno Ribeiro, vereador do Pelouro da Juventude do Município de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que o objetivo foi o de mobilizar os jovens, reforçando o seu “papel ativo” numa campanha “para sensibilizar para o combate à pandemia”.
A campanha decorre da “importância de utilização de máscara, também tendo em conta que estamos no verão, com as piscinas municipais abertas, os cafés e os bares a funcionar e as praias fluviais”. “Temos um conjunto de locais, onde os jovens se juntam, mas devem obrigatoriamente cumprir um conjunto de medidas”, referiu Nuno Ribeiro.
A iniciativa “surge com a cara dos nossos jovens”, num desafio que foi lançado às associações juvenis para que procedam ao envio de fotografias dos seus elementos com máscara ou outros gestos que “promovam o distanciamento social e outras medidas”. Nuno Ribeiro adiantou que as fotografias são colocadas em cartazes , que até ao dia 12 vão ser disponibilizados nas redes sociais , ou em papel nas Juntas de Freguesia para que possam distribuir entre a comunidade.
“O objetivo é sensibilizar toda a comunidade e tem também a ver com o facto de vermos no país e em Oliveira do Hospital máscaras e luvas descartáveis no chão”, referiu Nuno Ribeiro destacando também a “preocupação de sensibilizar para a colocação nos locais próprios”.
Com esta campanha, o Município de Oliveira do Hospital pretende comemorar o Dia Mundial da Juventude que se assinala no dia 12 de agosto destacando o papel ativo que os jovens têm na comunidade.
“Devido aos constrangimentos, não queremos arriscar ao fazer um encontro de jovens. Não nos causa constrangimento não realizar um evento presencial”, adiantou Nuno Ribeiro, considerando que “esta é uma forma de maior valor que nós temos de assinalar este dia, valorizando a importância dos jovens e dos seus atos”. “É mais fácil eles contaminarem, no bom sentido, a comunidade” para a utilização da máscara, o distanciamento social e outros comportamentos.