O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, recebeu no auditório da Cerâmica Arganilense, na passada quinta-feira, 11 de março, os presidentes de Junta e Uniões de Freguesia do concelho, para a assinatura da primeira fase dos contratos-programa de 2021.
Ao abrigo deste instrumento financeiro, o Município de Arganil vai transferir para as autarquias “uma verba global de aproximadamente 365 mil euros, que será aplicada pelas juntas de freguesia na realização de obras e projetos que dão reposta às necessidades sentidas pela população e que se revelam determinantes para o desenvolvimento do território”.
Luís Paulo Costa acredita que o aumento de 65 mil euros relativamente ao valor atribuído no mesmo período do ano passado “é um esforço que vai fazer a diferença na melhoria da qualidade de vida das pessoas, permitindo aos presidentes de juntas intervir de uma forma mais firme e incisiva sobre os problemas que carecem de resolução”.
Nos últimos quatro anos, o Município entregou às Juntas e Uniões de Freguesia mais de 1 milhão e 800 mil euros, mediante a celebração de contratos-programa, destacou o líder do executivo, em jeito de balanço. “Fica bem demonstrada a relevância desta parceria que mantemos com os presidentes de junta e que temos vindo a consolidar e reforçar ao longo dos anos, permitindo dotar as autarquias dos meios necessários para atuarem e darem resposta aos anseios, expectativas e pretensões das suas populações.
Na sessão, marcaram ainda presença a vice-presidente da autarquia, Paula Dinis, e os vereadores Luís Almeida e Érica Castanheira.