Foram entregues na passada quinta-feira os primeiros 90 de 400 testes de rastreio à Covid-19 adquiridos pela Câmara municipal de Arganil, no âmbito de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal…
… de Região de Coimbra (CIM-RC) e a Administração Regional de Saúde (ARS).
Os testes vão ser realizados com a colaboração do Centro de Saúde de Arganil, em espaço próprio e devidamente reservado, e destinam-se, nesta primeira fase, aos grupos prioritários: cuidadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Santas Casas da Misericórdia, bombeiros, agentes da GNR e colaboradores da Câmara Municipal com funções essenciais.
“Queremos garantir que as pessoas que estão diariamente no terreno, a assegurar o bom funcionamento das nossas instituições e a prestar serviço público, são agentes seguros”, explica Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, frisando que “esta ação de prevenção e despistagem é essencial para manter em segurança toda a população, sobretudo a mais vulnerável”.
O rastreio envolve a conjugação de dois testes diferentes, o que garante uma margem de fiabilidade significativa. Desenvolvida pela ARS Centro e validada pela Infarmed, a metodologia aplicada permite que os resultados sejam conhecidos ao fim de algumas horas.
A aquisição dos testes de rastreio surge como medida de reforço e complemento à distribuição de equipamento de proteção individual que tem vindo a ser feita pelas estruturas de apoio do concelho e agentes da GNR e da proteção civil.