As duas habitações que o Município de Oliveira do Hospital adquiriu, na localidade das Seixas, vão ser sujeitas a novo procedimento de contratação pública para a sua reabilitação, depois de o primeiro procedimento ter sido anulado devido à inexistência de interessados.
Margarida Claro, presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, questionou na última reunião da Assembleia Municipal o executivo, sobre “qual o destino a dar àqueles edifícios”.
Na ocasião, a autarca disse acreditar que o Município “irá aproveitar os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e lançar um novo concurso para a sua requalificação, sabendo que aquele é o espaço nobre da Seixas, a sua sala de visitas e que esta intervenção é há muito reivindicada”.
A lembrar que as habitações em causa foram adquiridas pelo Município, com o propósito de “as reabilitar e as colocar no mercado a preços controlados ou para fins sociais”, o presidente da Câmara Municipal explicou que após o primeiro procedimento ter ficado “vazio”, houve necessidade de rever os valores que eram na ordem dos 140 mil Euros, para se avançar com novo procedimento.
“Nós gostamos de fazer e de fazer bem e de cumprir com nossos compromissos”, fez questão de referir José Francisco Rolo que, do mesmo modo, garantiu que “somos cautelosos e cuidadosos”.
À presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira disse, por isso, que tinha “boas notícias” para lhe dar e que passam pela articulação com a CIM da Região de Coimbra, que viu aprovada uma dotação no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário. “Porque nos articulamos muito bem com a CIM, quando foi lançada a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário inscrevemos este investimento”, referiu o autarca.
“De forma cautelosa estamos a fazer tudo para obter financiamento para recuperar as duas habitações”, explicou José Francisco Rolo, garantindo já estar a tratar com a vereadora com quem partilha o pelouro da Ação Social, Graça Silva, o lançamento do novo procedimento de contratação pública para dar “maior consistência ao processo” no âmbito de candidatura ao PRR.