Site icon Rádio Boa Nova

Mundo: Terror está de volta à França. Novo ataque provocou 84 mortes e mais de 100 feridos

Um camião provocou pelo menos 84 mortes, quinta-feira à noite, ao investir sobre a multidão que se juntara para assistir, em Nice, ao fogo-de-artifício do Dia da Bastilha.

O ataque com um camião em Nice causou 84 mortos e 18 feridos em estado crítico, revelou, de madrugada, o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve. Há, ainda, cerca de uma centena de feridos menos graves. Há crianças entre as vítimas mortais.

O condutor acelerou sobre a multidão que estava na marginal de Nice a ver o fogo-de-artifício comemorativo do dia da Bastilha, o dia de França, às 23.20 horas locais (22.20 em Portugal continental), antes de ser abatido pela polícia. Terá percorrido cerca de dois quilómetros, em ziguezague, enquanto atropelava a multidão.

Antes de morrer, ainda disparou contra as pessoas. “Ele atirou várias vezes”, afirmou o presidente da região de Provence-Alpes-Cote d’Azur, Christian Estrosi.

Uma fonte próxima da investigação, citada pela agência AFP, indicou, por seu turno, que uma granada “inoperacional” foi encontrada no interior do camião de 19 toneladas, a par com “uma série de falsas caçadeiras”.

Segundo um vídeo entretanto revelado, a polícia tentou travar o atacante ainda antes deste chegar junto das pessoas. As imagens mostram alguns agentes a disparar para o veículo, que continuou a marcha.

Ao volante, revela o jornal local “Nice Matin”, estava um homem referido com sendo um franco-tunisino, de 31 anos, natural da Tunísia e residente em Nice. Já foi identificado formalmente pela polícia. O suspeito era conhecido das autoridades, mas não por estar relacionado com atividades terroristas, pelo que não constava em nenhuma lista dos serviços de informações franceses. Tinha cadastro por roubo e violência.

O estado de emergência em França, cujo período iria acabar no final de julho, vai ser prolongado por mais três meses.

com:jn.pt

Exit mobile version