Site icon Rádio Boa Nova

“Muitas vezes fica esquecida a questão de que os influencers estão a exercer uma profissão”

“O Poder dos Influencers Digitais em Tempo de Pandemia” foi o tema de mais uma webinar, promovida pela EPTOLIVA, no âmbito do ciclo de conferências Epto Futuros.

Com oradoras convidadas conhecidas por grande parte da juventude, a webinar pretendeu desmistificar o papel dos ditos “influenciadores digitais”.

Na sessão de abertura da conferência destinada à divulgação do curso profissional de Técnico de Multimédia, Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, reforçou, uma vez mais, que a Eptoliva “tem estado sempre próxima da comunidade” e, por isso, partilha com ela tudo o que se vai fazendo na Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil. Sobre a temática, Daniel Costa reconhece a responsabilidade dos designados influencers, uma vez que “ao emitirem a sua opinião, ao darem a conhecer os seus comportamentos e perspectivas, estão a influenciar um conjunto de pessoas que poderão adotar esses exemplos”.

“Todos nós vamos construindo a nossa opinião, até a nossa forma de estar, fruto das circunstâncias daquilo que nos rodeia”, referiu o responsável, alertando para temas atuais como “fake news e desinformação, que devem ser discutidas de forma aberta”.

Por sua vez, Graça Silva, presente na iniciativa como vereadora da educação do Município de Oliveira do Hospital, lamentou o facto de “muitas vezes ficar esquecida a questão de que os influencers estão a exercer uma profissão”. Na ocasião, deu a sua perspetiva enquanto figura pública no concelho oliveirense que recorre aos meios digitais, nomeadamente redes socias, para “promover iniciativas”. Deu o exemplo do seu testemunho num vídeo publicado para assinalar o Mês da Igualdade, onde opinava sobre a violência e a desigualdade. “Tive todo o gosto em fazê-lo como vereadora para exercer a minha influência, daquilo que é a minha opinião sobre os temas”, explicou.

Sónia Morais Santos, autora do blog “Cocó na Fralda”, Liliana Coelho, protagonista da marca e blog “Xicalarica” e Isabel Saldanha, do blog “Gangdopépreto”, consideradas influencers no nosso país, deram o seu testemunho.

Na sua intervenção, Sónia Morais Santos referiu que, quando publica algum artigo, esquece-se, muitas vezes, que “existe uma janela e que há outras pessoas do outro lado”, contudo, tem “bastante cuidado” com o que escreve para não ser alvo de más interpretações. “O que tento fazer é ser autentica”, disse, relembrando que tem o seu blog há 12 anos, altura em que não existiam muitos.

Apesar de ser considerada influencer, Sónia Morais Santos confessa que “detesta a palavra influenciadores”. “Acho sempre que é paternalista. Dá ideia de que a pessoa que está do outro lado é tontinha e é influenciável. Nós somos é comunicadores. O que nós fazemos é comunicar e depois há pessoas que se revêem”, rematou.

A conferência, realizada através da plataforma Zoom e transmitida em live streaming no Facebook, foi moderada por Cátia Viegas, diretora do curso de Técnico de Multimédia e Margarida Prata, formadora da área.

Exit mobile version