Site icon Rádio Boa Nova

Movimento ContraMineração Beira Serra realiza protesto contra Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio

Foto Ilustrativa

O Movimento ContraMineração Beira Serra realiza, esta quinta-feira, dia 14, das 19h00 às 20h00, um protesto contra Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio. O protesto decorrerá na entrada da Casa Municipal de Cultura de Seia.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o protesto acontece “por ocasião da projeção do filme «Arica», no âmbito do CineEco”, onde “o Movimento ContraMineração Beira Serra (MCMBS) foi convidado a participar na apresentação do mesmo, colocando questões ao realizador”.
“«Arica» é um documentário sobre mineração num país do norte da Europa (Suécia) e exportação de resíduos tóxicos para um país da América do Sul (Chile), perto da localidade de Arica, com terríveis consequências para a saúde dos seus habitantes, acompanhando a longa luta legal em busca de justiça”, lê-se na nota.

O Movimento ContraMineração Beira Serra defende que “a zona Beira Serra está seriamente ameaçada pelo plano de fomento mineiro em curso”.

“Tendo sido lançada a Consulta Pública do Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio a 28-09, para lançamento de procedimento concursal para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de Lítio, que abrange, só na zona Beira Serra, mais de 2500km2 em mais de 20 concelhos, o MCMBS manifesta a sua frontal oposição a este plano de fomento mineiro, que contraria todo o esforço de desenvolvimento sustentável da região Beira Serra nas últimas décadas e solidariza-se com todas as populações e territórios afectados a nível nacional por este plano, bem como com todos os que se lhe opõem”.
O Movimento alerta ainda que “neste plano de prospecção e pesquisa se apresenta uma fase preliminar de concessão de direitos de exploração, altamente prejudiciais para as populações e o ambiente; as áreas previstas para prospeção e pesquisa englobam áreas protegidas e os riscos ambientais assinalados não são acautelados”. 

Perante esta ameaça, o MCMBS organiza um protesto antes da apresentação do documentário e após o mesmo, às 21h, decorrerá a apresentação do documentário, com assistência limitada ao número de lugares disponíveis dentro do cinema.

Exit mobile version