Raul Almeida, presidente da entidade regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) faleceu esta sexta-feira (27), com 53 anos de idade. O antigo autarca de Mira morre vítima de doença prolongada.
Num comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o TCP dirige a sua solidariedade, nesta hora difícil, à família e amigos de Raul Almeida. Caraterizam-no como “um homem e um dirigente exemplar, que contribuiu de forma ímpar para o engrandecimento da região Centro de Portugal, em todas as áreas em que pautou o seu trajeto pessoal e profissional”.
São descritos ainda os seus “enorme entusiasmo e capacidade de trabalho”, que ficaram visíveis em 15 anos de liderança da Entidade Regional. É sublinhado que este desaparecimento “prematuro” é “uma perda irreparável a todos os níveis”. “Mais do que um líder, é um amigo que vemos partir”, continua esta nota informativa. “É difícil, numa situação destas, expressar o que sinto, uma imensa tristeza. É uma perda enorme, da pessoa e do político, foi um excelente presidente da Câmara de Mira, deixa muita obra feita”, vincou Artur Fresco, que o substituiu na liderança do executivo em Mira, à Agência Lusa.
Nascido em Moçambique, em 30 de março de 1971, residia na freguesia da Praia de Mira, no concelho de Mira. Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada do Porto, exerceu advocacia, especializando-se em Direito Informático numa sociedade de advogados em Lisboa. Em 2013, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Mira, tendo sido reeleito em 2017 e 2021, funções que exerceu até tomar posse como Presidente da Turismo Centro de Portugal, no dia 1 de setembro de 2023.
Raul Almeida estava em tratamentos em Espanha, onde viria a falecer, confirmou Artur Fresco, atual presidente da Câmara Municipal de Mira. Em declarações à Lusa, Artur Fresco afirmou que a morte de Raul Almeida “foi súbita e inesperada”, apesar da doença de que padecia, razão pela qual se tinha deslocado a Espanha para prosseguir um tratamento, agendado para esta sexta-feira e que já não foi realizado. Ainda segundo o autarca, Raul Almeida passou o Natal em Mira e deslocou-se para uma clínica em Espanha, onde já tinha sido submetido a tratamento este mês.