Site icon Rádio Boa Nova

Morreu o príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II

O príncipe Filipe Mountbatten, duque de Edimburgo e marido da rainha do Reino Unido, morreu esta sexta-feira aos 99 anos no castelo de Windsor.

“É com grande pesar que a Sua majestade a Rainha anunciou a morte do seu querido marido, Sua Alteza Real o príncipe Filipe, duque de Edimburgo”, pode ler-se numa nota publicada esta sexta-feira no Twitter oficial da família real britânica. “Sua Alteza Real morreu pacificamente esta manhã no castelo de Windsor.”

O duque de Edimburgo já tinha sido submetido a uma cirurgia por causa de uma doença cardíaca em março deste ano e há dez anos que sofria com problemas cardíacos.

Fillipe Mountbatten nasceu a 10 de junho de 1921 na Grécia, no seio de duas famílias reais: a grega e a dinamarquesa.

Em 1922, a família foi expulsa da Grécia na sequência de um golpe de estado, quando Filipe ainda era criança. Aos 18 anos, ingressou na Marinha Real Britânica e em 1947 casou-se com a então princesa Isabel. Ambos têm quatro filhos, oito netos e nove bisnetos.

Filipe retirou-se das funções públicas em 2017 e raramente aparecia em público. Antes de sua hospitalização em março de 2021, Filipe tinha-se isolado no Castelo de Windsor, a oeste de Londres, com a Rainha.

Exit mobile version