Site icon Rádio Boa Nova

Morreu Belmiro de Azevedo

O empresário Belmiro de Azevedo morreu aos 79 anos. O homem forte do grupo Sonae faleceu no hospital da CUF, no Porto, onde estava internado desde segunda-feira, adianta a imprensa nacional

O empresário português estava em quarto lugar no ranking dos portugueses mais ricos com 1.311 milhões, segundo a lista anual da revista “Exame”.

Nasceu em Tuías, Marco de Canaveses, em 17 de Fevereiro de 1938. Era o mais velho dos oito filhos de Manuel de Azevedo, carpinteiro e agricultor, e de Adelina Ferreira Mendes, costureira. Licenciou-se em Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

No início dos anos 1960, começou a trabalhar na EFANOR (Empresa Fabril do Norte), uma empresa têxtil localizada nos arredores do Porto, propriedade de Manuel Pinto de Azevedo.

Ao fim de dois anos de trabalho, Belmiro abandonou a EFANOR, por considerar que esta empresa pecava por falta de estratégia. Em Janeiro de 1965 passou a trabalhar como investigador na SONAE (Sociedade Nacional de Aglomerados e Estratificados), de Afonso Pinto de Magalhães, banqueiro, empresário e dirigente do FCP.

Nesta empresa desencadeou rápidas e profundas mudanças que a transformaram num pequeno grupo empresarial. Para o desempenho das novas e exigentes funções fez um MBA em Harvard, financiado pela empresa. Com 35 anos obteve um PMD em “Management Development”.

No período revolucionário de 1974, Pinto de Magalhães partiu para o exílio e Belmiro de Azevedo assumiu o controlo da SONAE, que cresceu substancialmente nas décadas seguintes, abarcando novas áreas como a dos hipermercados (Continente e Modelo), a das comunicações (Jornal “Público”) e a das telecomunicações (Optimus). Posteriormente, o grupo procurou expandir-se internacionalmente e apostou no retalho especializado (Bonjour, Vobis, Worten, Sport Zone, entre outros).

A partir de 1985, a SONAE passou a ser cotada na Bolsa de Valores e Belmiro torna-se accionista maioritário do grupo.

Em 2015, Belmiro de Azevedo deixou os cargos de direcção no grupo Sonae e o filho, Paulo Azevedo, passou a substituí-lo em todos.

O grupo Sonae é responsável por mais de duas centenas de postos de trabalho no concelho de Oliveira do Hospital, com a unidade de aglomerados de madeira localizada na Catraia de S. Paio  junto à EN 17, e a loja Continente Bom Dia situada na cidade. Belmiro de Azevedo chegou a ser homenageado pelo município de Oliveira do Hospital com a medalha de Ouro, por ocasião da comemoração do 7 de outubro (feriado municipal), no ano de 2014.

Exit mobile version