Site icon Rádio Boa Nova

Morreu António Vaz Patto. Tinha 91 anos

O conhecido médico cirurgião, António Lobo Vaz Patto, natural de Galizes no concelho de Oliveira do Hospital faleceu ontem, um dia depois de completar 91 anos. O fundador da empresa Dos Lobos integra o painel dos “30 Anos, 30 Nomes” da Rádio Boa Nova.

António Vaz Patto, nasceu a 2 de Maio de 1931 em Galizes, no seio de uma família ligada à medicina e alquimia uma vez que tanto o seu pai como os seus dois avós eram médicos, assim como, proprietários de herdades.
Ainda novo, devido à doença grave do seu pai, sentiu-se na obrigação de também dimensionar o seu interesse e aprofundar o seu conhecimento pela agricultura e pecuária, e toda a sua envolvência.

Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Coimbra, deixa mais tarde os Hospitais da Universidade de Coimbra e inicia funções no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, aqui em Oliveira do Hospital.

O reputado oliveirense, já noutra vertente da sua vida, ajudou  a criar estruturas de apoio à pastorícia, tornando-se um estudioso das ovelhas bordaleiras e do queijo DOP Serra da Estrela, o qual é ainda hoje também produzido e comercializado, de entre outros produtos endógenos, através da sua empresa familiar e intergeracional “Dos Lobos”. Profissionalmente, além das funções de médico e cirurgião, torna-se empresário nas áreas agrícola, florestal, vitivinícola, olivícola e da pecuária.

Durante o seu percurso, foi ainda, Diretor Clínico da Fundação Aurélio Amaro Diniz; Fundador e Presidente da Direção da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela – ANCOSE; Confrade Fundador da Confraria do Queijo Serra da Estrela; Presidente da Mesa da Liga de Amigos da Fundação Aurélio Amaro Diniz; Presidente da Assembleia Geral da Adega Cooperativa do Senhor das Almas; Presidente da Assembleia Geral da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital; Fundador e Presidente da Assembleia Geral da CAULE – Associação Florestal da Beira Serra; Presidente do Conselho Fiscal da ZIF Alva e Alvôco; Cooperante da Cooperativa Rádio Boa Nova; Fundador e Diretor da ARCIAL – Associação para Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital ; Fundador e Diretor da Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela. É também Sócio Benemérito da Associação Desportiva de Gramaços.

Em termos bibliográficos é autor dos livros “Com os pastores também se aprende”, de 2012, e de “30 maneiras de fazer queijo”, de 2014, ambos editados pelo Município de Oliveira do Hospital. Colaborou ainda na elaboração do Grande Livro Queijo Serra da Estrela.

António Vaz Patto foi também um amigo assumido da Rádio Boa Nova, tendo integrado o painel dos “25 Nomes” do concelho, entrevistados pela ocasião dos 25 anos da Rádio Boa Nova, integrando depois o painel dos “30 anos, 30 nomes” da Rádio Boa Nova, quando a Rádio comemorou o 30º aniversário.

O funeral realiza-se amanhã, pelas 15h00, em Oliveira do Hospital.

Exit mobile version