Site icon Rádio Boa Nova

Missas retomam com presença de fiéis. Em Oliveira do Hospital, a primeira missa será campal

Este fim-de-semana marcará o retomar das celebrações religiosas com a participação e presença dos fiéis. Em Oliveira do Hospital, está tudo pronto para a primeira missa que será campal, cumprindo as normas das autoridades de saúde.

No programa “Palavras de Esperança”, emitido esta manhã na Rádio Boa Nova, António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital mostrou-se feliz por este retomar da normalidade, ainda que respeitando algumas normas essenciais para evitar o contágio de Covid-19.

“O Domingo será muito especial”, começou por dizer, referindo que “depois de bastante tempo”, agora é tempo de “retomar a celebração pública com a participação de fiéis, ainda que com muitos condicionalismos, os quais pretendemos cumprir”.

De acordo com o pároco, deverá manter-se o distanciamento social, com dois metros entre casa pessoa, o que significa que “as igrejas vão ter menor capacidade”. Para além disso, as igrejas vão ter lugares marcados e, à entrada, “as pessoas deverão desinfetar as mãos”, sem esquecer a máscara, que é de uso obrigatório, à exceção no momento da comunhão. No caso de famílias que partilhem a mesma casa, os elementos podem permanecer num só banco, sem distanciamento.

“Vamos viver deste modo, não havendo contacto físico entre as pessoas, evitando tocar nas superfícies. No ato da comunhão, é o próprio ministro que se dirige às pessoas, as quais devem receber na sua mão, também de forma a evitar a circulação pelo igreja”, explicou. De referir ainda que, as primeiras pessoas a entrarem na igreja devem sentar-se nos lugares da frente e, no fim da celebração, as pessoas que ficaram mais atrás, junto da porta, devem ser os primeiros a abandonar o espaço.

Na Rádio Boa Nova, António Loureiro apelou às pessoas de risco que “continuem a seguir a celebração através dos meios de comunicação”, para não se exporem ao risco de contágio.

No que diz respeito à primeira missa, após esta interrupção, esta será campal, no adro da igreja, tal como o pároco já tinha anunciado, contudo o espaço “também será limitado” e serão seguidos os mesmos princípios já referidos.

“Vamos ter celebração em todas as paróquias”, garantiu António Loureiro. De acordo com o  também arcipreste do Nordeste da Diocese de Coimbra, no sábado, dia 30 de maio, a Eucaristia acontece na Lajeosa (19h00), na Bobadela (20h00) e em Travanca de Lagos (21h15). No domingo, dia 31 de maio, as celebrações acontecem em Lagos da Beira (9h00), Lagares da Beira (10h00), Oliveira do Hospital (10h230), Seixo da Beira e Meruge (12h00) e Ervedal da Beira (14h30).

 

Exit mobile version