Site icon Rádio Boa Nova

“Missão Sorriso” premiou projeto SER da UCC Pinheiro dos Abraços

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços viu, hoje, o seu mérito reconhecido pela Missão Sorriso-Continente, que atribuiu um prémio de mais de 25 mil Euros ao projeto SER- Saúde, Esperança, Reencontro em Saúde Mental.

Este foi um dia importante para a UCC que, pese embora, a ausência da sua coordenadora, Alexandra Garcia por motivo de maternidade, vê agora melhoradas as condições de atuação junto da comunidade oliveirenses. “É uma mais valia muito importante porque tínhamos poucos recursos. É muito bem vindo e muito importante para nós, sobretudo a carrinha que faz toda a diferença”, afirmou a Alice Correia, enfermeira da UCC.


A entrega oficial do prémio decorreu no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, estrutura que reconhece e agradece à UCC o “rasgar da janela lá para fora” na sua intervenção junto das escolas e nos cuidados continuados, entre outros. Álvaro Luís, diretor do Centro de Saúde notou a abrangência do Centro de Saúde, com mais de 20 mil utentes, assim como a “falta de recursos”. Em particular, o responsável destacou a importância do prémio para o acompanhamento ao doente mental grave, tal como preconizado pelo projeto SER.

Há quatro anos no terreno, a UCC conta com vários parceiros, entre eles o próprio ACES PIN, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Ciente do estado da saúde no concelho e da falta de recursos, o presidente da Câmara Municipal registou “com agrado” o trabalho da UCC. “Somos um concelho encravado e muito longe dos hospitais centrais e com problemas na saúde devido à falta de meios humanos e de recursos”, referiu José Carlos Alexandrino, apelando a que sejam alocados mais recursos financeiros para colmatar os problemas de saúde no concelho.


Numa sessão que contou com a presença das crianças animadas pela Leopoldina, mascote da Missão Sorriso, Miguel Andrade explicou que o prémio de 25 mil Euros decorre da importância do projeto SER e só possível graças à missão sorriso que em 2016 resultou na angariação de 500 mil euros, distribuídos por 40 projetos, dos quais seis no distrito de Coimbra.

Exit mobile version