Feito o balanço do primeiro ano de atividade, o Projeto MISSÃO FUTUROS – E9G alcançou importantes resultados nas suas atividades focadas na formação, inclusão e dinamização social de crianças e jovens. Com um total de 217 participantes inscritos, o projeto contou com a participação ativa de 169 crianças/jovens, 31 familiares e 17 membros da comunidade. Este projeto intermunicipal, a atuar em Oliveira do Hospital e Tábua, integra participantes residentes nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e ainda em Seia.
Destacam-se as atividades desenvolvidas no âmbito da Medida I “Educação, Formação e Emprego” que incluem as atividades CER – Conhecer, Envolver e Recriar e CID – Centro de Inclusão Digital, que visam contribuir para o sucesso escolar, para a redução do absentismo e abandono escolar, para a qualificação e formação profissional e para a promoção do emprego, empregabilidade e empreendedorismo num contexto de transição digital. Ao longo do ano, 122 participantes estiveram envolvidos nestas atividades, com 243 sessões realizadas.
No âmbito da Medida II “Dinamização Comunitária e Cidadania”, destacam-se atividades como o BootCamp – Ativa o teu Futuro, Re-juvenescer, EPTO-CSI e a Oficina de Teatro Musical Comunitário, envolvendo um total de 120 participantes e 112 sessões realizadas, o que contribuem para uma maior consciencialização sobre os direitos e os deveres cívicos e comunitários, e para a promoção das artes, do desporto, da cultura, da saúde, da educação não formal e da participação cidadã, formal e informal, com impacto no relacionamento interpessoal e intercultural, no bem-estar e na gestão do talento, assim como para o estímulo do pensamento crítico e criativo.
Num projeto cuja entidade com função de gestão é a ADEPTOLIVA, os parceiros do consórcio – Agrupamentos de Escolas de Oliveira do Hospital e de Tábua, a EPTOLIVA, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira de Hospital (ESTGOH), e os Municípios de Oliveira do Hospital e de Tábua – têm sido fundamentais para o sucesso do projeto, contribuindo com recursos humanos, financeiros e logísticos, essenciais para o seu desenvolvimento, num trabalho conjunto, essencial para o cumprir com os objetivos deste Programa.
A MISSÃO FUTUROS prepara assim um conjunto de novos desafios para 2025, entre os quais a “Mostra das Profissões”, cujo objetivo é dar a conhecer aos alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade, uma visão prática de diferentes profissões, com a participação de profissionais e empresas de várias áreas, pretendendo ainda complementar as ações já desenvolvidas pelos parceiros do consórcio no campo da orientação profissional e vocacional.
Outro projeto essencial para facilitar a inclusão e integração social será o “Programa de Apoio ao (Jovem) Migrante (PAM)”, que irá prestar apoio à integração dos jovens migrantes na comunidade. Os serviços oferecidos incluem o apoio na inserção no mercado de trabalho e na educação, bem como apoio na gestão familiar/orçamental e divulgação da cultura e património local.
Além disso, será também reforçado o “Programa de Apoio ao Estudo (PAE)”, para jovens dos 12 aos 16 anos de idade provenientes de famílias vulneráveis. O acompanhamento semanal, que visa melhorar o sucesso escolar, incluirá apoio na realização de trabalhos de casa, preparação para avaliações, organização de tarefas e desenvolvimento de competências digitais.
“Com a apresentação dos resultados obtidos, o consórcio reconheceu o excelente trabalho realizado pela equipa técnica, coordenada por Júlio Mendes, pelo que a MISSÃO FUTUROS – E9G reforça o seu compromisso em promover a integração social e a criação de oportunidades no desenvolvimento pessoal e comunitário de jovens em Oliveira do Hospital e em Tábua, proporcionando-lhe ‘Melhores Escolhas para um Melhor Futuro’”, conclui o Presidente da ADEPTOLIVA, Daniel Dinis Costa.