Cinco misericórdias do distrito de Coimbra registam cerca de 120 casos de contágio por covid-19, com a instituição de Soure a registar a situação mais grave, informou hoje um dirigente distrital da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).
António Sérgio Martins, presidente do Secretariado Regional de Coimbra da UMP, disse à agência Lusa que a maioria das pessoas infetadas pelo novo coronavírus são utentes das misericórdias de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Cantanhede, Oliveira do Hospital e Soure.
Segundo o responsável “à exceção da Santa Casa da Misericórdia de Soure, todos as outras estão em processo de regressão”, com o números de infeções a diminuir.
Para António Sérgio Martins, “é importante que o plano de vacinação avance no mais curto espaço de tempo”, o que ajudaria a “aliviar a atual pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde”.
Os lares das 22 misericórdias do distrito, com cerca de 120 casos atualmente ativos em cinco destas instituições sociais, correspondem a um universo de 6.000 utentes idosos, sendo o seu funcionamento assegurado por um total de 2.000 trabalhadores.
Há um mês, o Secretariado Regional de Coimbra da União das Misericórdias Portuguesas criou uma “equipa de resposta solidária” para apoiar as instituições do setor que enfrentam maiores dificuldades face à pandemia da covid-19.
Segundo o mesmo responsável, desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020, as 22 misericórdias do distrito de Coimbra contabilizaram pelo menos 20 óbitos entre os seus utentes associados ao covid-19.