Site icon Rádio Boa Nova

Misericórdia de Galizes vai criar Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes vai apostar numa nova valência. Trata-se de um Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens deficientes…

… que irá funcionar na conhecida Casa do Brasileiro, na localidade de Senhor das Almas, no concelho de Oliveira do Hospital.

O anúncio foi feito, ontem, em dia de 4ª Gala Dr. António Vaz Patto, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Galizes, onde foram homenageados irmãos da Irmandade da Misericórdia, colaboradores da instituição, empresas e o próprio Município de Oliveira do Hospital. Bruno Miranda, provedor da instituição, informou da eleição dos novos corpos sociais da Misericórdia que vai decorrer a 4 de dezembro, ambicionando que a Santa Casa se mantenha “virada para o futuro, consolidada em termos económicos” e apostando em novas valências. Destacou, em particular o projeto do Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens e para o qual apelou ao apoio do município oliveirense. “É uma das valências que está em falta a nível nacional e distrital, não há capacidade de resposta. Queremos que a Câmara venha connosco, vamos criar aqui mais uma valência diferenciada e distinta”, referiu Bruno Miranda.

A reconhecer o trabalho “fantástico” feito com “amor” pela estrutura da Misericórdia de Galizes, o presidente da Câmara Municipal respondeu favoravelmente ao repto lançado pelo provedor. “Estamos disponíveis, até porque no distrito de Coimbra não há muitas casas de emergência para ajudar estas crianças. É um trabalho que enobrece a Santa Casa e o concelho. Estou disponível enquanto presidente do município para ajudar a fazer o projeto e financiar a obra”, afirmou José Carlos Alexandrino.

O futuro Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência deverá ficar instalado na conhecida casa do Brasileiro, junto à EN 17, na localidade de Senhor das Almas, espaço que foi cedido pelo ex vereador do município oliveirense Albano Ribeiro de Almeida e sua família.

Na 4ª Gala da Misericórdia que abre caminho à comemoração dos 350 anos da instituição (em 2018), também o município alargou o período de cedência da antiga Escola do primeiro ciclo de Galizes à Misericórdia, de 25 para 100 anos.

A Gala Dr. António Vaz Patto foi enriquecida com a prestação de utentes e colaboradores da Instituição em vários momentos de animação.

Exit mobile version