Site icon Rádio Boa Nova

Misericórdia de Galizes repete testes a infetados (32 utentes e oito colaboradores) para avaliação de surto

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes (SCMG) vai testar, novamente, os utentes e os colaboradores que tinham testado positivo para a Covid-19 para avaliar a situação do surto.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Bruno Miranda, provedor da SCMG, adiantou que durante o dia de hoje, os 32 utentes e oito colaboradores, que a 25 de dezembro estavam infetados, vão realizar teste para averiguar se já estão recuperados da doença.

“Tendo em conta que já passaram dez dias desde o aparecimento dos últimos casos positivos, vamos proceder aos testes rápidos para confirmar ainda a existência do vírus junto dos nossos utentes e funcionários”.

À Rádio Boa Nova, Bruno Miranda afirmou que “a situação está muito mais calma”, crente de que os testes a realizar possam “confirmar recuperações”. De acordo com o responsável, alguns colaboradores já foram submetidos a testes rápidos passados 10 dias após confirmação de infeção e comprovou-se a sua recuperação. “Não temos confirmação dos colaboradores que estavam em casa isolados e que ainda não procederam aos testes”, referiu.

No que diz respeito a sintomas, o provedor garante que, assim que surgiram, os utentes foram “todos medicados imediatamente”. De um modo geral, os infetados começaram por apresentar “febre inicial, tosse e problemas gastrointestinais”.

Uma vez que o vírus está na comunidade como garantem as autoridades de saúde local e “os colaboradores pertencem e andam na comunidade diariamente”, provavelmente foram “portadores do vírus para dentro da instituição”.

Sobre o processo de vacinação, quando questionado ontem pela Rádio Boa Nova, Bruno Miranda adianta que ainda não foi contactado para dar início à administração de vacinas aos utentes. O responsável olha para a existência desta vacina “com alguma expectativa, sendo certo que não vai fazer milagres”. “Vai ser preventiva, obviamente, mas teremos que continuar com os cuidados”, concluiu.

(Declarações gravadas no dia 5 de janeiro, pelas 11h00)

Exit mobile version