A Santa Casa da Misericórdia de Galizes deu, ontem, início às comemorações dos 350 anos da instituição, fundada em julho de 1668.
O arranque das comemorações ficou marcado pela bênção de novas viaturas pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, nas instalações da Casa de Nossa Senhora da Visitação, seguida de celebração de Eucaristia. Na ocasião, Virgílio Antunes evocou palavras de apreço e gratidão pelo trabalho desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Galizes. Os 350 anos da instituição vão ser assinalados ao longo do ano de 2018 junto da comunidade.
A Santa casa da Misericórdia de Galizes é uma instituição de referência no apoio a pessoas portadoras de deficiência, mas também à terceira idade e à infância. Divide os seus serviços entre a casa mãe, a Casa S. João de Deus, e o novo espaço, o lar Nª Srª da Visitação que dispõe de “condições ótimas”. Conta com 83 utentes em lar residencial, 40 em Centro de Atividades Ocupacionais. Na valência de creche, conta com 33 crianças, número que corresponde à lotação.
Àqueles serviços juntam-se ainda a farmácia, posto de correios, Centro de Medicina Física e Reabilitação e Health Club. No ano de 2018, a Santa Casa da Misericórdia de Galizes Misericórdia espera avançar com novos projetos, como é o caso do Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência, assim como um pequeno núcleo museológico e uma quinta pedagógica na Casa S. João de Deus.
Com Diário de Coimbra