A Santa Casa da Misericórdia de Galizes vai ser hoje distinguida com o “Selo Protetor” numa cerimónia pública, em Lousada.
O projeto “Selo Protetor”, instituído pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, constitui-se como um sistema integrado de gestão do risco e perigo e representa uma oportunidade de autodiagnóstico e capacitação dirigida às Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ) no âmbito da promoção e proteção dos Direitos da Criança, de acordo com o previsto no Artigo 7º da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.
O selo Protetor inspira-se em experiências nacionais e internacionais já testadas, particularmente no modelo australiano The Blue Card System, que foi desenhado para fornecer informação e orientação que auxilia as entidades que trabalham com crianças e jovens.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Santa Casa da Misericórdia de Galizes
“preza-se em ser uma das primeiras instituições do país, do distrito de Coimbra e do concelho de Oliveira do Hospital, a receber a distinção.