Site icon Rádio Boa Nova

Ministro Manuel Heitor infetado com o novo coronavírus

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor está infetado com o novo coronavírus, confirmou o gabinete do primeiro-ministro esta madrugada.

Em comunicado enviado às redações, o Governo adianta eu no sábado, “ao fim da tarde, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi informado que testou positivo à Covid-19. Não tem sintomas e encontra-se em confinamento domiciliário”.

Em consequência, “todos os membros do Governo que participaram na reunião do Conselho de Ministros da passada quinta-feira estão a ser testados”, incluindo os que não tiveram um contacto próximo com Manuel Heitor.

Os resultados dos testes, acrescenta ainda o gabinete de António Costa, serão conhecidos até ao início da manhã e posteriormente divulgados. Segundo o Observador, alguns ministros já tiveram, inclusive, acesso aos mesmos e terão testado negativo.

Na quarta-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi ouvido no Parlamento, mas participou na audição por Skype, porque no fim de semana anterior tinha estado em contacto com um elemento da Universidade de Aveiro que testou positivo à infeção com o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

O Jornal de Notícias apurou junto de fonte próxima do Governo que a comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, que anunciou no sábado ter também testado positivo, terá estado reunida com Manuel Heitor, mas não indica em que data.

No domingo dia 4 de outubro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve presente, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Siza Vieira, num encontro sobre ciência e inovação que decorreu em Lisboa.

Depois de ter estado, no dia 29 de setembro, no Conselho de Estado com António Lobo Xavier, que testou positivo, no dia 5 o Presidente da República indicou ter realizado três testes à Covid-19 nos dias que se seguiram àquela reunião, todos com resultado negativo.

Este é o primeiro caso de infeção pelo SARS-CoV-2 no seio do Governo. A situação está a motivar cancelamentos na agenda do Governo, como é o caso do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, que estaria esta segunda-feira de manhã presente no lançamento da segunda fase de remoção de resíduos em S. Pedro da Cova.

Atualização às 11h00:  António Costa e ministros já testados não estão infetados. Dois em confinamento

O primeiro-ministro e todos os membros do Governo testados este domingo à noite pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA“testaram negativo à Covid-19″, avança uma nota do Gabinete de António Costa enviada às redações. Mais membros do Executivo vão realizar os exames de diagnóstico na manhã desta segunda-feira.

São eles o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes que, de acordo com o comunicado, “se mantêm isolados até conhecerem os resultados”.

“Por determinação da DGS ficarão em confinamento, apesar de testarem negativo, o Ministro do Planeamento (Nelson de Souza) e a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (Ana Mendes Godinho) que ladeiam o MCTES na reunião do Conselho de Ministros”, é ainda explicado.

com:noticiasaominuto.com

Exit mobile version