Site icon Rádio Boa Nova

Ministro do Ambiente inaugurou Parque dos Marmelos, “um espaço útil para uma cidade saudável”

O Parque dos Marmelos, na cidade de Oliveira do Hospital, foi inaugurado oficialmente esta sexta-feira pelo Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, que considerou “um espaço útil para uma cidade saudável”.

Defendendo que, nos dias de hoje, “lutar pelas alterações climáticas é também lutar pela competitividade da economia, pela soberania, pela dependência, pela sobrevivência, pela liberdade e qualidade de vida”, o governante considerou que o Município fez uma boa aposta em reabilitar o parque, uma “verdadeira ilha verde”. Para Duarte Cordeiro, que se fez acompanhar pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, “estes espaços verdes cumprem o desígnio de reforçar o corredor ecológico”.

Perante o executivo municipal, presidentes de juntas de freguesia e comunidade em geral, o responsável garantiu que “podem contar com o Ministério do Ambiente e Ação Climática” na “construção de um país mais saudável e com futuro”, numa altura em que se anteveem “grandes desafios”. “Precisamos de territórios vivos. Juntos vamos alcançar melhores resultados”, frisou Duarte Cordeiro, sublinhando a importância de os Municípios estarem alinhados com o Governo para se “desenvolverem projetos e serem determinadas políticas”. Para o governante, “as alterações climáticas são claramente o maior desafio para o país, para o povo e para a humanidade” e, este ano, “houve provas claras disso” como a “seca e as ondas de calor que provocaram impactos na Península Ibérica”.

Reiterando que Oliveira do Hospital é Município ECO XXI, José Francisco Rolo considerou que a requalificação do Parque dos Marmelos foi “uma opção importante para mitigar os efeitos das alterações climáticas”. “É uma opção clara de responsabilidade ambiental”, defendeu. O “segundo pulmão verde da cidade”, que já se encontra ao dispor dos oliveirenses desde o final de julho, contempla um parque canino, pequeno anfiteatro, parque infantil, circuito desportivo, escalada, skatepark e espaço merendeiro, convidando as pessoas a adotarem “um estilo de vida saudável” e a “usufruírem deste espaço verde”.

E porque ao falar de sustentabilidade também se pode falar em mobilidade, José Francisco Rolo apelou ao Ministro do Ambiente “todo o seu empenho no processo do IC6 para que avance dentro dos prazos”.

Presidente da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino viu inaugurar um projeto que se iniciou ainda enquanto exercia funções como presidente do Município. O também deputado da nação reforçou que “é preciso adotar um conjunto de políticas porque o mundo mudou”. “É uma grande complexidade porque o nosso território continua igual ou pior. Precisamos de medidas”, afirmou. Lamentando a existência de “dois países num só”, “o Portugal do litoral e o Portugal do interior”, José Carlos Alexandrino adiantou que, enquanto deputado na Assembleia da República, votou “favoravelmente” na criação da Bolsa das Terras, “um passo bem dado” para defesa de territórios do interior que estão cada vez mais “abandonados e com menos pessoas”.

Exit mobile version