Site icon Rádio Boa Nova

Ministro da Agricultura veio à ANCOSE entregar borregas a produtores lesados pelo incêndio de 15 de outubro (com vídeo)

O Ministro  da Agricultura, Capoulas Santos, participou esta tarde, nas instalações da Ancose – Associação Nacional…

… de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, na entrega de 126 borregas a criadores que perderam animais no grande incêndio de 15 de outubro de 2017.

A ação decorreu do protocolo assinado no passado dia 19 de outubro entre a Ancose e o Ministério da Agricultura, com o último a comprometer-se a pagar a aquisição e alimentação de 500 borregas para serem entregues aos produtores lesados. Depois de uma primeira entrega, em 18 de maio, de 289 borregas, a Ancose e o Ministério da Agricultura entregaram hoje mais 126, ficando a faltar 85 animais.

Desta forma, segundo a Ancose fica reposto o efetivo animal da Raça Badaleira que morreu no grande incêndio na região da Serra da Estrela, num total de 1200 animais.

Esta tarde em Oliveira do Hospital, o Ministro da Agricultura destacou os apoios do governo aos agricultores afetados pelo grande incêndio no concelho oliveirense, e que disse serem de “9,8 milhões de Euros”, sendo que está em falta o pagamento de cerca de um milhão de Euros correspondente aos projetos maiores e que são pagos mediante apresentação de fatura.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Capoulas Santos disse que no conjunto dos incêndios de 2017, o Ministério da Agricultura apoiou “25 mil pessoas”, cujos nomes e montantes foram divulgados no site do Instituto Financeiro de Apoio à Agricultura. “Estamos a apoiar quem merece ser apoiado”, disse o governante, notando que “só no concelho de Oliveira do Hospital, nós distribuímos a mais de 3400 agricultores, mais de 9 milhões de Euros”. “Certamente é um esforço insuficiente, face à dimensão da tragédia que se abateu sobre nós, mas é um apoio justo”, referiu, esclarecendo que as pessoas que não efetuaram as candidaturas, tiveram oportunidade de “fundamentar o motivo”. “Uns foram atendidos, outros não foram, porque não havia justificação para tal”, referiu.

Manuel Marques, presidente da Ancose considerou que “em boa hora” o Ministro da Agricultura ofereceu a parte monetária e a alimentação para comprarmos 500 borregas”. Apontou o dedo aos “que dizem que não estão a ser repostas ovelhas que arderam”. “Ou usam da má fé, ou não sabem rigorosamente nada do que se passa com as ovelhas”, frisou. Manuel Marques adiantou que “em vez de comprarmos borregas com 45 ou 60 dias, comprámos já quase a doar”. “Em vez de as pagarmos a 80 Euros cada, passámos a pagar 120 e 130 Euros para que todos os pastores completem o seu efetivo animal”.

A substituir o presidente do Município de Oliveira do Hospital – que se encontrava em representação da CIM da Região de Coimbra, em Penacova onde hoje se assinalou o Dia do Município com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa-, o vice-presidente, José Francisco Rolo, anunciou que o apoio do Município aos agricultores lesados foi na ordem de 1,5 milhões de Euros. Aplaudiu a ação de hoje, de proximidade com os lesados, para que se “cumpra com as promessas” que foram efetuadas e o governo assuma, assim, “o pagamento da entrega de animais, para que os produtores continuem a sua atividade”.

De forma simbólica, o ministro entregou uma borrega a Jorge da Fonseca, conhecido como Salazar que perdeu 25 ovelhas na noite do incêndio e perdeu outras nos dias seguintes. À Rádio Boa Nova, o produtor do concelho de Tábua, comprovou o apoio da Ancose e do Município de Oliveira do Hospital na alimentação para os animais. Também confirmou o apoio do estado na candidatura até cinco mil Euros.

Exit mobile version