Capoulas Santos marcou hoje presença na ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, realizada em Lisboa, e anunciou a entrada em vigor da medida que obriga à rotulagem do leite de proveniência nacional.
Com a medida o ministro da Agricultura espera proteger a “genuinidade” do Queijo Serra da Estrela e promover o aumento dos rebanhos. “O leite tem que ser adquirido em POrtugal e isso aumenta o número de efetivos”.
À Rádio Boa Nova, Capoulas Santos valorizou a iniciativa hoje promovida em Lisboa e que promoveu um “produto gourmet” que é o Queijo Serra da Estrela.
Medidas que para o presidente da ANCOSE – Associação Nacional de Craidores de Ovinos da Serra da Estrela são, contudo, insuficientes. Em direto para a Rádio Boa Nova, Manuel Marques referiu que é preciso um apoio diferenciado para os produtores de ovelhas bordaleiras e churra mondegueira, responsáveis pelo leite com que é feito o verdadeiro Queijo Serra da Estrela. Lembra que o efetivo animal reduziu em cinco anos de 120 mil para 80 mil.