Site icon Rádio Boa Nova

Ministra garante linhas de crédito e adiantamentos aos agricultores

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, que ontem inaugurou a primeira Feira Digital do Queijo DOP em Oliveira do Hospital, garantiu à Rádio Boa Nova …

… que o governo está atento às dificuldades do setor do leite .

“Especificamente em relação ao setor do leite, designadamente de pequenos ruminantes, e da produção de queijo, é preciso garantir tesouraria. Existem linhas de créditos e são 6 mil milhões de euros disponíveis para os vários setores, incluindo para a Agricultura. Já estão disponíveis e, no que toca à Agricultura, já foram aprovadas 68 candidaturas no valor total de 31 milhões de Euros. Também os adiantamentos que efetuámos por parte do IFAP irão colocar, antecipadamente, nas tesourarias das empresas agrícolas, cerca de 60 milhões de Euros”, referiu a governante.

À Rádio Boa Nova, Maria do Céu Albuquerque referiu que o governo pretende “ir mais longe”. “Para além da antecipação dos pagamentos dos pedidos únicos que pretendemos que seja para julho e não para outubro, queremos também que a Comissão Europeia avance com medidas excecionais, designadamente no âmbito do armazenamento privado dos queijos, no âmbito das retiradas de mercado, que, para já, só abrangem as frutas e os legumes, e no âmbito de apoios de carácter compensatório, tendo em conta a diminuição do mercado ou a diminuição da produção”. “Este nível de ajuda precisa de aprovação da Comissão Europeia e, por isso, estamos a trabalhar de forma muito ativa, enquanto Estado-Membro e com outros Estados-Membros, para que se possam considerar estes níveis de apoio”, informou.

Outra medida que está a ser estudada passa pela utilização  “das áreas que estão em pousio, devido a uma medida agroambiental com a qual os produtores se comprometeram”. “Assim, estamos a analisar a possibilidade de pedirmos a sua exclusão e, assim, colocarmos estas áreas ao serviço da pastorícia”.

“Poderemos ainda vir a reforçar a aposta na desidratação do leite e estamos a estudar essa possibilidade. Temos mercado para isso, designadamente no continente asiático. Da Península Ibérica têm saído muitos carregamentos de leite desidratado. Contudo, sabemos que as desidratadoras, neste momento, têm a sua capacidade de resposta em pleno uso, não podendo, assim, registar um acréscimo de necessidades”, referiu. A governante deu op exemplo de Fornos de Algodres, onde “foi inaugurado um novo sistema de desidratação, financiado no âmbito do PDR2020, e que, embora venha a aumentar a nossa capacidade, sabemos que esta rapidamente se esgotará”. “Por isso, estamos também a olhar para esta possibilidade”.

Maria do Céu Albuquerque assegurou que o governo está “a trabalhar em medidas em diversos domínios, visando minimizar os efeitos desta crise”. “E, por isso, apoiámos esta primeira Feira Digital do Queijo DOP. E, por isso, estamos a desenvolver uma plataforma para agilizar a venda de cabazes e para aproximar produtores e consumidores. E, por isso, lançámos também a campanha “Alimente quem o alimenta”, através da qual pretendemos chegar aos consumidores, apelar à compra de produtos nacionais, seguros, de qualidade e, assim, reconhecer esforço e o empenho de quem, todos os dias, trabalha para garantir que estes produtos continuam ao nosso dispor”, especificou.

Exit mobile version