Site icon Rádio Boa Nova

Ministra da Agricultura veio anunciar apoios ao setor e à aquisição da raça bordaleira

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, visitou no sábado as instalações da ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela e da Quinta de Jugais, no concelho de Oliveira do Hospital. A governante trouxe a “boa notícia” de que através do sistema da Política Agrícola Comum (PAC), o governo vai financiar a aquisição de raças autóctones, onde se enquadra a ovelha bordaleira, permitindo o reforço do efetivo animal na região Demarcada da Serra da Estrela.

A cumprir um conjunto de visitas no país para ouvir os agricultores e dar conta dos propósitos da PAC, Maria do Céu Antunes descerrou na ANCOSE uma placa comemorativa da sua passagem pela Associação, onde informou a direção e os associados das medidas que estão a ser preparadas para apoiar o setor e também impulsionar a agricultura, neste que é um território “vulnerável aos incêndios”. “Criámos uma resolução de Conselho de Ministros para incentivar a atividade agrícola para a fixação de pessoas”, referiu.

No que respeita à criação de ovinos Serra da Estrela, Maria do Céu Antunes, deu conta do aumento do apoio às raças autóctones através da medida agro-ambiental para o efeito. “O apoio pode chegar a 50 por cento”, referiu a governante, anunciando também o apoio à aquisição de raças autóctones. “Para nós que queremos aumentar a produção de leite, que possa vir a estimular a produção de Queijo Serra da Estrela DOP faz todo o sentido”, considerou a ministra, informando que as medidas entrarão em vigor em janeiro de 2023.

Na receção que Manuel Marques fez à governante, o presidente da ANCOSE tinha apresentado um conjunto de “três ou quatro” preocupações sentidas pelos associados. Agradeceu de forma “muita viva” a visita da governante, e de modo particular as “boas notícias” que partilhou no que respeita aos apoios ao setor.

A acompanhar a visita de Maria do Céu Antunes, que também passou pela Quinta de Jugais, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, onde “produtos de excelência estão vertidos em cabazes de excelência” e são muito procurados na quadra de Natal, o presidente da Câmara Municipal considerou a presença da governante “determinante”. “Esta visita traz boas notícias que terão impacto muito positivo no nosso território”, referiu José Francisco Rolo, notando que as medidas anunciadas “vão ao encontro da agenda” que o Município tem para o setor, nomeadamente o reforço das medidas de apoio à aquisição de ovelhas bordaleiras, a instalação de novos agricultores, trabalhar em uníssono para valorizar os produtos e gerar escala e a importância que é dada aos Grupos de Ação Local, de que é exemplo a ADIBER, para fazer alavancar projetos de desenvolvimento.

Na visita à ANCOSE e Quinta de Jugais, também marcaram presença o Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins, o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, o vice-presidente da autarquia, Nuno Oliveira e os vereadores Graça Silva e Nuno Ribeiro.  

Exit mobile version