Site icon Rádio Boa Nova

Ministra da Agricultura inaugurou Festa do Queijo de Oliveira do Hospital com a certeza de que “as feiras virtuais estão para ficar”

Foi inaugurada, esta manhã, a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, em modelo online. O evento promovido pelo Município oliveirense realiza-se através da plataforma Dott em cm-oliveiradohospital.pt, durante um mês, até 13 de abril.

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, participou na inauguração online, recuando ao ano de 2019, para recordar o momento em que chegou à Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, num “tuk- tuk” com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Depois disso, inaugurou no ano passado uma feira virtual de queijos DOP e, hoje, inaugurou com “um gosto imenso” a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, online.

De lá para cá, e devido à pandemia, “tivemos uma necessidade imensa de nos adaptar”, observou a governante que, com toda a convicção afirmou que “estas feiras virtuais estão para ficar”. Pese embora a necessidade do “contacto físico”, Maria do Céu Antunes está certa de que “estas feiras estão para ficar”.

“Temos que insistir não só no modelo convencional, mas também neste modelo”, insistiu a ministra da Agricultura, observando que, após um ano de pandemia no país e perto da segunda Páscoa em pandemia, “temos que insistir na promoção dos nossos produtos e da sua excelência”.

E a provar a importância das feiras virtuais está o aumento das exportações, em 2,5 por cento, e que no setor da agricultura foi de 5,5 por cento, graças “à preferência” dos consumidores internacionais, assistindo-se à redução das importações. “Conseguimos equilibrar a nossa balança comercial num ano particularmente difícil. É um bom sinal para todos”.

A inaugurar a última Festa do Queijo Serra da Estrela enquanto presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino disse, esta manhã, que “esta feira é o sinal de que não desistimos dos nossos sonhos e projetos para desenvolver o nosso território”. “Fomos obrigados a ir por outros caminhos. A nossa presença, mostra que não desistimos da feira, que no ano passado teve que ser suspensa e já tínhamos feito as despesas todas”, referiu.

Por isso, adiantou José Carlos Alexandrino, “esta feira foi organizada como se ela fosse presencial” com forte aposta na sua promoção em termos de publicidade e presenças na televisão. Agradeceu ao Turismo Centro de Portugal “que manteve o apoio tal e qual”..

Com a realização da Festa online, o Município de Oliveira do Hospital  assume “três objetivos claros”: o escoamento dos produtos locais, fidelizar os visitantes da feira fazendo com que não se afastem e levar a feira junto dos emigrantes que já tinham por hábito tirar férias para a visitar.

“Não quisemos que houvesse um corte. Quisemos mostrar que feira esta viva e não desistimos dela. Queremos dizer que estamos cá e quando melhorar as pessoas podem voltar cá”, referiu.

Com a realização da Festa do Queijo online, José Carlos Alexandrino quer ajudar os pastores e produtores do Queijo Serra da Estrela, notando que o Município também atribuiu um apoio para o processo de certificação.

A participar na inauguração, o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, que também recordou o momento em que, em 2019, chegou à Festa/Feira do Queijo de “Tuk Tuk”, considerou que este é um vento “que não pode deixar de acontecer”. “Temos que nos adaptar. Estaremos sempre ao lado desta feira a homenagear Oliveira do Hospital e este embaixador que é o Queijo Serra da Estrela”.

“Esperança, confiança e gratidão” foram palavras partilhadas por José Francisco Rolo, presidente da ADI que, em 2022 espera que o Município “possa ter uma grande feira presencial”.

Manuel Marques, presidente ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela felicitou o Município de Oliveira do Hospital pela iniciativa, considerando que até aqui  a Festa do Queijo Serra da Estrela oliveirense “é a maior Feira do Queijo da região demarcada com 18 concelhos”. Esta manhã, o responsável fez um balanço positivo do setor, que já conseguiu repor o efetivo animal perdido nos incêndios, para o qual contribuiu o Centro de Recria promovido pela ANCOSE com o apoio do Município oliveirense. “Tenho a esperança de que a vida dos pastores se torne rentável”, frisou.

Também a presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Dulce Pássaro, participou na inauguração, sendo responsável pela abertura da cerimónia online.

As vendas da Festa do Queijo Serra da Estrela vão decorrer através da plataforma Dott. Gaspar D’Orey, CEO da Dott, disse tratar-se do “maior shopping online de Portugal”. As entregas acontecem via CTT, com o seu representante João Bento, a considerar esta manhã que as feiras digitais se têm revelado num sucesso.

A Festa do Queijo Serra da Estrela decorre até 13 de abril e tem associado um vasto programa associado à promoção gastronómica, cultura e de prática desportiva.

A primeira iniciativa aconteceu, ontem, com o lançamento do livro “Uma década a inovar”, que reúne as receitas vencedoras dos concursos de Gastronomia da Festa do Queijo, nos últimos dez anos.

Exit mobile version