A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, avançou no sábado, em Oliveira do Hospital, que o governo está “a aumentar os apoios às raças autóctones e a permitir que os agricultores, em territórios vulneráveis, se candidatem ao Pedido Único”.
A governante marcou presença no 36º Concurso Nacional de Ovinos da Serra da Estrela promovido pela Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, onde deu conta da sua satisfação pela notícia de que Oliveira do Hospital vai criar um gabinete de apoio aos agricultores”.
A ministra acrescentou que “a preservação deste património único, que nos dá uma das melhores marcas de Portugal, resulta do vosso trabalho, o qual continua a ser prioritário e para o qual reforçámos e alargámos os apoios, nomeadamente na aquisição de raças autóctones, como é o caso da Ovelha Bordaleira”.
De visita à Ancose, em Oliveira do Hospital, a Maria do Céu Antunes entregou o prémio ‘Dr. Domingos Borrego’, no âmbito do Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela, onde destacou “o aumento do valor da produção, que ultrapassou os 3 milhões de euros, o mais elevado de sempre”.
“A estratégia em implementação ambiciona uma atividade que, preparada para o mercado, contribua para o desenvolvimento económico, social e ambiental, garanta uma gestão activa do território e que, com a criação de emprego, gere rendimento justo e fixe população”, realçou ainda a ministra.
A presença da ministra da Agricultura nas instalações da ANCOSE reveste-se de “grande importância” para Manuel Marques, presidente daquela associação. Em declarações à Rádio Boa Nova, o dirigente destaca, de modo particular, as novas medidas e apoios anunciados por Maria do Céu Antunes para incentivar os mais novos a seguir em frente com a atividade, contribuindo assim para o aumento do efetivo animal da raça bordaleira, que se situa agora nas 75 mil cabeças.
com: agriculturaemar.com