Começa hoje, dia 22 de junho, mais uma edição do evento “Há Festa na Zona Histórica” que, à semelhança de edições anteriores, espera atrair “milhares de pessoas” da cidade, do concelho e da região. A poucas horas do arranque daquela que também é designada como “Festa da Sardinha”, o presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços está confiante no sucesso do certame que, devido às obras na Zona Histórica, vai decorrer no Largo Ribeiro do Amaral.
Até domingo, dia 25 de junho, o “Há Festa na Zona Histórica” surpreende os visitantes com a habitual feira de artesanato, tasquinhas, esplanadas de rua, espetáculos musicais e insufláveis. Os restaurantes parceiros do evento vão, este ano, laborar nos seus espaços habituais. Garantida está a “sardinha de qualidade” para fazer jus ao nome que já começou a ser atribuído ao evento de “Festa da Sarinha”. “A célebre sardinha da zona histórica é a melhor que se consome em Portugal. E já há a garantia de que vai ser de qualidade”, assegura o presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Matias.
Esta manhã, em entrevista na Rádio Boa Nova, o autarca adiantou que o “Há Festa na Zona Histórica” começou a ser preparado há cerca de três meses, com a preocupação de definir uma programação/ cartaz “equilibrado” e que vá ao encontro do “maior número de gostos musicais”. “Temos grupos de música ligeira, bandas de covers e sucessos, assim como um grupo de concertinas. O sábado é dia de baile grande e vai continuar a ser”, avança o autarca, que destaca também os eventos de cariz desportivo e de lazer que vão decorrer no sábado e no domingo, 24 e 25 de junho.
A esta altura, José Manuel Matias deposita elevadas expectativas no evento que, ano após ano, tem atraído “cada vez mais gente de concelhos limítrofes por ser tão apelativo ao nível do cartaz e do próprio local”. Destaca, sobretudo, a “boa ambiência” que se verifica. “As pessoas habituaram-se a encontrar-se no Há Festa”, refere com orgulho o autarca que encara o certame como “uma mais valia” para a cidade e para o concelho.
Com o bom tempo a ajudar, José Manuel Matias dá como acertada a decisão de, neste ano, devido às obras, não deixar de realizar o evento. “Ponderámos, mas já que esteve quase três anos sem se realizar devido à pandemia, achámos que seria bom não quebrar novamente o ritmo”, refere.
A ideia é continuar a promover o certame em próximos anos e “melhorá-lo”, mas tendo em atenção o “equilíbrio orçamental”.
Para já, José Manuel Matias convida a população a marcar presença no “Há Festa na Zona Histórica” no Largo Ribeiro do Amaral. Durante a noite, o trânsito será cortado por questões de segurança. E a propósito, o autarca pede desculpa aos moradores pelo transtorno causado.
No próximo ano, o certame regressa ao Largo Conselheiro Cabral Metello, onde decorrem obras de requalificação por iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. “A intenção é que a Zona Histórica fique mais bonita e mais apresentável para os habitantes e para quem nos visita”, considera.