O historiador Miguel Cardina vai liderar a lista do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo eleitoral de Coimbra à Assembleia da República, nas eleições legislativas marcadas para o próximo dia 18 de Maio. O nome foi aprovado pela Mesa Nacional do Bloco.
Miguel Cardina tem 47 anos e é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Profissionalmente, tem desenvolvido uma extensa obra em torno da história do século XX português. Em 2016 ganhou a prestigiada bolsa do European Research Council (ERC) para coordenar o projeto CROME, sobre a memória da guerra colonial e das lutas de libertação. Numa outra vertente, é baterista do grupo musical conimbricense “Diabo a Sete”.
No Bloco de Esquerda, tem assumido papel dirigente em estruturas locais e nacionais. Atualmente, para além de fazer parte da coordenadora concelhia e distrital de Coimbra, é membro da Mesa Nacional e da Comissão Política do Bloco de Esquerda.
Após a reunião da direção nacional realizada ontem, Mariana Mortágua garante que “esta vai ser uma campanha diferente: uma campanha para ouvir as pessoas, o que elas pensam sobre respostas e soluções” e em que o Bloco se irá dedicar a explicar “quais são as funções da esquerda para a habitação, o trabalho e um mundo cada vez mais injusto em que a riqueza está cada vez mais concentrada nalguns oligarcas”.