No passado dia 27 de março, as atividades e o conhecimento ambiental do programa Eco-Escolas voltaram ontem aos recreios escolares, em dia de dose dupla. De manhã, na Escola Básica D. Eurico Dias Nogueira, em Dornelas do Zêzere, os alunos do 1.º Ciclo ficaram a conhecer vários agentes decompositores de matéria orgânica, bem como a importância da compostagem para a renovação dos solos, para a promoção de micro-organismos benéficos à natureza, mas também como fator de promoção da reutilização de recursos e da minimização de fertilizantes químicos na agricultura.
Desta forma, com o objetivo de fazer um acompanhamento permanente e proporcionar uma melhor aprendizagem do processo inerente à compostagem, foi utilizada uma técnica bastante simples, que pode ser replicada em qualquer espaço. Com recurso a sacos com fecho zip, foram construídos pequenos compostores portáteis de decomposição rápida.
Durante a tarde, na Escola Sede da Vila de Pampilhosa da Serra, aproveitando um “vislumbre de primavera”, os alunos do 5.º ano participaram no reforço das espécies existentes nas estações de biodiversidade, com introdução de sementeiras no “Restaurante para Polinizadores”, favoráveis ao aparecimento e alimentação de espécies polinizadoras. Ao longo da sessão foi ainda possível observar alguns insetos polinizadores nas plantas mais velhas, num sinal de que o trabalho desenvolvido está a ter o sucesso desejado.
Nos próximos meses, decorrerão iniciativas de manutenção regular dos canteiros integrados nas estações de biodiversidade (regar e mondar), bem como momentos dedicados à observação, identificação e catalogação das espécies que venham a polinizar as plantas integradas no “Restaurante para Polinizadores”.
O trabalho quase invisível desempenhado por várias espécies de insetos, e outros animais, é fundamental para a nossa sobrevivência. Porém, existe um conjunto de fatores de ameaça, com reflexo na redução de populações de diversas espécies.
Estas foram a quarta e quinta atividades, organizadas em parceira entre o Clube Eco Escolas, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra. As ações estão inseridas no âmbito do Eco Escolas 2025, um programa internacional desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental.