Site icon Rádio Boa Nova

Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de divulgação e informação sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) através do qual é disponibilizado…

… o apoio à criação, modernização e expansão de micro e pequenas empresas e criação de postos de trabalho. A sessão, que teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal, foi participada por dezenas de potenciais empreendedores e investidores que tiveram oportunidade para esclarecer as suas dúvidas sobre a abertura dos novos avisos de concurso.

Coube às entidades gestoras, a ADIBER, enquanto gestora do GAL ADIBER/Beira Serra 14-20 e a CIM Região de Coimbra apresentar as especificidades deste instrumento financeiro e à forma como poderão submeter as candidaturas para os investimentos a concretizar,  com o objetivo de estimular e incentivar a apresentação de candidaturas por parte dos empreendedores locais, aumentando a competitividade do tecido económico local.

Refira-se que para a região estão reservados perto de 566 mil euros para apoio ao investimento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e de 902 mil euros para apoio ao emprego através do Fundo Social Europeu (FSE).

Na abertura da sessão, o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino manifestou a disponibilidade da Câmara Municipal para dar apoio aos interessados e no seu encaminhamento junto das entidades gestoras, “para atingir os objetivos e fazer com que esta região seja mais empreendedoras e para que apareçam mais negócios”. “Da parte da Câmara Municipal, o objetivo é claro: apoiar quem quer empreender, quem quer transformar o negócio e transformá-lo em mais valia. Estão aqui muitos empresários, empreendedores de várias áreas de negócio e também de IPSS e esta apresentação é para vos ajudar a perceber a que ajudas financeiras podem recorrer”, acrescentou o presidente José Carlos Alexandrino.

Frisando que “é importante pormos este dinheiro do quadro comunitário ao serviço das micro e pequenas empresas”, o autarca lembrou também que na região de Coimbra foi possível articular a implementação do SI2E entre as entidades, ficando a ADIBER gestora de candidaturas de projetos 100 mil euros e a CIM Região de Coimbra para investimentos com montantes entre os 100 e os 235 mil euros, “complementando-se no trabalho de apoio aos potenciais investidores”. “Quanto mais dinheiro trouxermos para o nosso território melhor porque precisamos de o desenvolver”, concluiu.

Miguel Ventura, presidente da ADIBER e Jorge Brito, secretário executivo da CIM Região de Coimbra, apresentaram depois as especificidades do SI2E, que contempla três fases de candidatura ao longo do ano, sugerindo a todos os promotores que tenham os seus “projetos maturados, os apresentem o mais rápido possível”. Refira-se que estas ajudas comunitárias podem ir até aos 60% de despesas elegíveis e são a fundo perdido.

Todos os interessados podem solicitar ou obter mais informações através da ADIBER (http://adiber.pt) e da CIM Região de Coimbra (http://cim-regiaodecoimbra.pt/) bem como junto dos serviços técnicos da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital que procederão ao encaminhamento respetivo.

Exit mobile version