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Metro de Lisboa cria rede solidária online para ajudar vítimas dos incêndios de outubro

O Metropolitano de Lisboa decidiu associar-se à Create IT e criar uma plataforma online, onde todos podem doar bens e serviços e onde entidades se podem inscrever para registar as suas necessidades e os receber.

A ideia surgiu após os incêndios de outubro do ano passado para ajudar quem perdeu os seus bens.

Chama-se a REDE e define-se como um marketplace solidário. A ideia surgiu numa parceria do Metropolitano de Lisboa e a Create IT, em outubro de 2017, na sequência dos incêndios que assolaram a região centro do País. Nasceu com um desafio lançado ao Município de Oliveira do Hospital, para que a autarquia ajudasse a sinalizar os casos mais problemáticos.

Neste momento, o Metro quer alargar esta sua rede e pede, por isso, ajuda a trabalhadores, clientes e a todos os que queiram participar.

O acrónimo REDE significa Renascer, Erguer, Dedicar, Envolver e trata-se de um mercado solidário que pretende ligar, de forma digital, os doadores e as entidades beneficiárias. As entidades registam na plataforma os bens e serviços necessários à população que auxiliam, permitindo o cruzamento da informação das necessidades sentidas, de bens e de serviços, com as potenciais doações, livres a todos.

A plataforma surgiu apenas no contexto de apoio à reconstrução das áreas atingidas pelos incêndios mas pretende-se agora que mais concelhos entrem na REDE, registando as suas necessidades, através endereço eletrónico info@redesolidaria.pt.

O Metro explica que o aumento de entidades beneficiárias e doadoras traz uma ambição de crescimento da plataforma para uma dimensão nacional, como uma ferramenta “quer nos cenários de pós-catástrofe, quer no quotidiano”.

Os artigos têm de estar funcionais e ter uma qualidade mínima.

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