Site icon Rádio Boa Nova

“Mesa da Beira Serra” é pré-finalista das 7 Maravilhas de Portugal

A candidatura da “Mesa da Beira Serra” ao Concurso 7 Maravilhas à Mesa, promovida pela ADIBER foi eleita pelo júri como uma das 49 pré-finalistas desta iniciativa que, agora, entrará na fase de votação pelo público.

“A eleição por parte dos 77 especialistas nacionais é a demonstração e a confirmação da diversidade e da qualidade da oferta gastronómica e turística deste Território que integra os concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua e que resulta, em variados exemplos, de investimentos concretizados com o apoio do Programa LEADER, de que a ADIBER tem sido Entidade Gestora”, refere em comunicado.

Após as vitórias alcançadas nas 7 Maravilhas da Gastronomia em 2011, com a eleição do Queijo Serra da Estrela e nas 7 Maravilhas Aldeias em 2017, através da Aldeia Histórica do Piódão, “esta será mais uma oportunidade para potenciar os valores intrínsecos a esta região, conferindo mais notoriedade à oferta de qualidade deste Território e através da qual possa gerar mais condições de atratividade e competitividade para a economia local”.

Entre muitas outras opções que poderiam valorizar a “Mesa da Beira Serra”, a candidatura apresentada pela ADIBER poderá resumir-se neste aliciante desafio para uma visita à Região:

“Após provar um Licor Donnana, acompanhado de compotas e broa de batata regional, eis que surge o convite irrecusável para saborear a deliciosa Chanfana, uma das finalistas das 7 Maravilhas Gastronomia, e uns grelos regados com azeite “Gorgulão”. Para acompanhar esta especialidade propõe-se o magnífico Vinho Tinto do Dão “Ladeira da Santa”, completando uma excelente refeição marcada pela tipicidade e qualidade que só o mundo rural proporciona.

Após visita à Aldeia Histórica do Piódão, uma das 7 Maravilhas de Portugal, e do contacto com a diversidade das Aldeias do Xisto dispersas por toda a Região e com a hospitalidade das suas gentes, é na “Quinta do Cruzeiro” que se conhece como se produz e aprende a degustar outra das 7 Maravilhas eleitas, e uma referência gastronómica da Beira Serra, o Queijo Serra da Estrela. Delicie-se!”.

A Adiber lembra que “este é um território devastado pelos incêndios de 2017, mas cuja resiliência, capacidade empreendedora e vontade da sua população, constitui uma motivação acrescida para renovar a esperança num futuro promissor, em que a genuinidade e autenticidade dos produtos e património locais se constituem como elementos decisivos para um percurso que tem reunidas todas as condições para o sucesso”.

Votar na Mesa da Beira Serra, “para além do reconhecimento da excelência dos produtos que a integram, é também um gesto solidário para com esta magnifica região e um incentivo e motivação para todos quantos lutam pela reconstrução de um Território que se pretende Vivo, Criativo e Empreendedor”, conclui.

Exit mobile version