A construção do lar da Associação para ao Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC) prossegue a “bom ritmo”. No entender da direção, “financiar a construção é, por isso, uma tarefa atual de todos os habitantes e amigos, que reconhecem a importância desta imprescindível resposta social, humana e afetiva, destinada a elevar os padrões de bem-estar e segurança dos nossos idosos”.
É com esse propósito que a ADSCVC promove, no próximo domingo (7), uma “lagarada social”. “Mandava a tradição que, no fim da safra da azeitona, se juntasse a família, os vizinhos e os amigos num repasto à base de batatas com bacalhau, couves e pão, tudo regado com a abundância de azeite novo, a que chamavam Lagarada”, explica o presidente João Abreu.
A associação refere que esta “Lagarada social” vai “juntar o melhor de dois mundos: a qualidade da gastronomia tradicional e a solidariedade ativa dos cidadãos”.
Segundo João Abreu, no mesmo dia há outra iniciativa: “Domingo Coze o Forno”. Terá o mesmo objetivo solidário: vai disponibilizar Trigamilhos, Bôlas de Carne, de Bacalhau e de Chouriça. “E, enquanto cada um espera pela sua vez, pode provar o aperitivo de Pão Quente com Azeite Virgem que disponibilizaremos aos apreciadores ou àqueles que queiram experienciar e deleitar-se pela primeira vez”, dá conta.
De acordo com a organização, o custo do almoço, que será servido no Salão da Associação dos Amigos de Meruge, é de 15 euros, “porque o preço do bacalhau e do azeite estão pelos olhos da cara”. Refere ainda que, “para quem não puder saborear a Lagarada, haverá prato alternativo”. As crianças até aos 10 anos pagam 12 euros. “Como é nosso timbre, não faltarão as sobremesas e as entradas abundantes e diversificadas, assim como a confiança de que, todos juntos, vamos erguer o nosso lar”, conclui.

