Site icon Rádio Boa Nova

Meruge homenageia Camões em mais uma Feira da Primavera

Em Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, já se prepara mais uma edição da Feira da Primavera. Marcada para o dia 23 de março, no Terreiro do Santo, a iniciativa vai evocar Camões, prestando-se uma “singela homenagem”, por ocasião da comemoração dos 500 anos do nascimento do poeta maior da língua portuguesa. “As flores e a natureza povoaram de forma permanente e genial a lírica camoniana”, refere a Junta de Freguesia, presidida por João Abreu

A Feira da Primavera, é a expressão mais visível do Projecto “Entre Pedras Nascem Rosas”, que concebe e promove eventos criativos de educação ambiental e de embelezamento floral de varandas, balcões e jardins particulares da Freguesia, com o propósito conseguido de transformar Meruge e Nogueirinha, em “aldeias jardim”.

Na Feira da Primavera, a componente da sensibilização para a preservação da natureza, vai ser concretizada com a participação entusiástica dos alunos da Eptoliva e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Este ano, vai ser criada uma galeria ripícola no espaço das Entre-as-Águas, plantando árvores próprias de zonas húmidas, particularmente Ulmeiros e Freixos. Nas árvores seniores, as crianças e jovens vão instalar ninhos em madeira, para aves e para insetos, promovendo o equilíbrio ecológico, a biodiversidade e o repovoamento ornitológico.

No muro adjacente às “Casas do Bóco” e durante todo o dia, o artista plástico, REECE, dará forma e cor, a mais uma Pintura Mural, alusiva à Primavera. Paulatinamente, este projecto vai enchendo de beleza e cor as paredes da Freguesia.

O diversificado programa da Feira da Primavera, tem outros atrativos igualmente merecedores de destaque. A “Feira das Flores, dos Mimos e das Plantas” é, por assim dizer, a iniciativa âncora do evento e a que atrai mais participantes. A venda de Flores, Suculentas, Árvores de sombra e de fruto, “mimos de época”, como o cebolo, os pimentos, as couves, as ervas de cheiro, vão estar disponíveis em quantidade, para venda. Os habitantes da Freguesia, poderão trocar por flores nos diferentes stands, o seu Vale de 10 euros, oferecido pela Junta de Freguesia.

A natureza pede sossego, relaxamento, concentração, momentos que as aulas de Yoga, dirigidas pela Professora Raquel Iglésias, vão proporcionar, nas duas sessões, que irão decorrer às 11h00 e às 15h30, para cuja participação é necessária inscrição prévia, que pode ser feita para os contactos da Junta de Freguesia de Meruge.

No balcão: “Venha Adotar uma Árvore”, os visitantes da Feira podem levar para plantar, gratuitamente, pelo menos uma árvore.

As Oficinas de “Arranjos Florais” e de “Flores de Papel”, decorrerão no espaço da Feira e serão animadas pelo criativo Alberto Leal, sendo a inscrição livre.

Pelas 11h00, do Forno Comunitário começarão a sair quentinhas as famosas Bolas de Carne, de Chouriça, de Bacalhau e as Broas e Trigamilhos. Tendo em conta que a produção não satisfaz a procura, é aconselhada a encomenda prévia, para os contactos da Junta de Freguesia.

Para os visitantes, vai estar disponível um Serviço de Refeições, assegurado pela Associação dos Amigos de Meruge, à base de Grelhada Mista com Arroz de Feijão, Caldo Verde e Bifanas.

A ADSC Vale do Cobral, estará presente com a barraquinha com Enchidos da sua produção artesanal (Chouriças de Carne e de Bofes, Farinheiras, Morcelas e Presunto Curado), compotas e licores.

O Grupo de Gaiteiros “Migalhó”, animará o espaço da Feira durante todo o dia. Pelas 16 horas, a Orquestra Hilaris, da Oficina de Música da Junta de Freguesia de Cernache, Coimbra, dirigida pelo Professor Rui Pinto, dará um prometedor concerto, no salão da A.A.Meruge.

Dia 23 de Março, a Feira da Primavera, em Meruge, afirma-se como o evento de matriz ecológica/ambiental e lúdico/gastronómico, único em toda a região, razão mais do que suficiente para nos fazer uma visita. A organização espera por todos.

“Está-se a Primavera trasladando em vossa vista deleitosa e honesta; nas lindas faces, olhos, boca e testa, boninas, lírios, rosas debuxando”. Camões

Exit mobile version